Brasileiros não querem UnionPay, pois já usam cartão de bandeira 100% nacional

A chegada da UnionPay ao Brasil em 2025 deve movimentar o mercado de pagamentos, trazendo uma nova opção para consumidores e comerciantes.

No entanto, muitos brasileiros preferem continuar usando os cartões da bandeira Elo, uma opção 100% nacional. Com benefícios exclusivos e uma aceitação crescente, a Elo ganha cada vez mais espaço no coração dos consumidores.


A Chegada da UnionPay no Brasil

Com mais de 150 milhões de cartões emitidos globalmente, a UnionPay já é uma das maiores bandeiras de pagamentos do mundo. Aliás, falamos especialmente sobre ela aqui no FDR:

O sucesso da Elo no mercado brasileiro

A Elo, bandeira de cartões 100% brasileira, tem conquistado a preferência dos consumidores desde sua criação em 2011.

Criada por uma parceria entre o Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal, a Elo é amplamente aceita no Brasil. Afinal, são mais de 10 milhões de estabelecimentos comerciais.

Ao contrário da UnionPay, a Elo tem um forte apelo nacional, sendo reconhecida pelos consumidores como uma bandeira que representa a economia local.

Benefícios exclusivos da Elo

A Elo oferece uma série de benefícios atrativos para seus clientes, como o programa Elo Flex, que permite escolher benefícios personalizados, como:

  • Viagens: acesso a salas VIP, seguro viagem e chip internacional.
  • Serviços: assistência residencial, seguro proteção de compra e garantia estendida.
  • Entretenimento: descontos em cinemas, teatros e plataformas de streaming.

Esses benefícios, aliados à ampla aceitação no Brasil e em diversos países, fazem da Elo uma opção atraente para quem procura praticidade e vantagens exclusivas.

Além disso, a parceria com as bandeiras Discover e Diners Club International permite que os cartões sejam utilizados em diversos países. Isso torna a Elo uma opção viável tanto no Brasil quanto no exterior.


A desafiante concorrência para a UnionPay

A UnionPay, apesar de sua popularidade global, enfrentará a resistência dos brasileiros que já estão acostumados com os cartões Elo.

A bandeira chinesa, embora traga novidades como a integração ao Pix e o impacto social por meio da destinação de taxas para projetos sociais, terá que disputar com os benefícios tangíveis e a proximidade da Elo.

Além disso, a forte presença de bancos nacionais e a confiança do público nos cartões Elo, que oferecem vantagens personalizadas e benefícios que atendem às necessidades do dia a dia, são fatores que podem dificultar a adesão à UnionPay.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.