“Uma maçã por dia mantém o médico longe”; estudos recentes confirmam o famoso ditado

A famosa expressão “uma maçã por dia mantém o médico longe” já é conhecida por gerações. Embora tenha surgido de um provérbio galês do século 19, a frase ainda ressoa nas discussões sobre hábitos saudáveis.

Mas será que essa ideia tem respaldo científico? A resposta, conforme mostram diversos estudos, é sim!

A maçã, uma das frutas mais consumidas no mundo, oferece uma série de benefícios para a saúde, apoiados por descobertas científicas.


A maçã e seus poderosos compostos

De acordo com especialistas, como Janet Colson, professora de Nutrição e Ciências Alimentares da Universidade do Centro do Estado do Tennessee, as maçãs são fontes excepcionais de ingredientes benéficos para a saúde. “Elas contêm muitos compostos que fazem maravilhas para o corpo“, explica assim.

Entre os componentes que tornam a maçã uma verdadeira aliada à saúde estão:

  • Fibras, principalmente a pectina: a fibra é fundamental para melhorar a digestão e ajudar a reduzir o colesterol LDL, conhecido como colesterol “ruim”.
  • Antioxidantes: a fruta é rica em flavonoides, antocianinas e floridzina, que combatem os radicais livres, protegendo as células e tecidos contra danos oxidativos.

Quais são os benefícios comprovados da maçã?

Pesquisas recentes têm mostrado que o consumo de maçã pode diariamente:

  1. Reduzir o colesterol ruim: o alto teor de fibras, especialmente a pectina, ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue, promovendo a saúde cardiovascular.
  2. Controlar o açúcar no sangue: a floridzina, um composto presente na maçã, pode inibir a absorção excessiva de glicose, ajudando no controle glicêmico. Isso é especialmente relevante para pessoas com risco de diabetes.
  3. Prevenir doenças crônicas: os antioxidantes presentes na maçã têm um efeito protetor contra inflamações, auxiliando na prevenção de doenças crônicas como doenças cardíacas e câncer.

Como incluir maçãs na alimentação?

Incluir maçãs na dieta é mais fácil e delicioso do que parece. Afinal, você pode consumi-las in natura, em sucos, saladas ou até mesmo assadas com canela para um toque de sabor extra.

Mas o importante é manter uma rotina que incorpore a fruta de forma regular para aproveitar seus benefícios.

Se você já ouviu o ditado “uma maçã por dia mantém o médico longe”, agora tem mais motivos para adotá-lo como parte de sua alimentação diária!

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.