O pagamento do 3º lote da restituição do Imposto de Renda de 2025 está confirmado para o dia 31 de julho.
Se você está aguardando o crédito, fique atento, pois a consulta aos beneficiados geralmente fica disponível com uma semana de antecedência.
Mas a seguir você vê como consultar sua situação e o que fazer se o pagamento não ocorrer.
Como consultar o 3º lote da restituição do Imposto de Renda
Para saber se você está entre os contemplados, siga os passos abaixo:
- Acesse o site da Receita Federal: vá até o site oficial e localize a opção “Consulta à Restituição do Imposto de Renda”.
- Preencha seus dados: insira seu CPF, data de nascimento e o ano-base (2025).
- Verifique o status: após fornecer as informações, o sistema exibirá se a restituição foi liberada e detalhes sobre o pagamento.
O que fazer caso o pagamento não seja realizado?
Se o pagamento não chegar na conta da sua declaração, não se preocupe. O valor da restituição ficará disponível para saque no Banco do Brasil por até um ano. Aliás, caso necessário, você pode escolher uma das opções a seguir:
- Sacar diretamente no Banco do Brasil: retire o valor em qualquer agência do banco.
- Reagendar o pagamento: caso prefira, agende o pagamento novamente através do site ou da Central de Relacionamento do Banco do Brasil.
Informações importantes sobre o 3º lote da restituição
- Prazo para saque: o valor estará disponível para saque no Banco do Brasil por até um ano, o que é um alívio para quem não consegue sacar.
- Consulta antecipada: a consulta ao 3º lote estará disponível a partir do dia 24 de julho. Assim, facilita o acesso à informação antes do pagamento.
Por fim, fique às datas e garanta que não perderá o prazo de saque.
O pagamento do 3º lote da restituição do Imposto de Renda de 2025 ocorrerá no dia 31 de julho, e a consulta estará disponível até 24 de julho.
Para verificar sua situação, portanto, basta acessar o site da Receita Federal e fornecer os dados solicitados.
Se o depósito não ocorrer, o valor fica ainda mais um ano no Banco do Brasil, de modo que é possível reagendar o pagamento.