Especialistas dizem que nova reforma tributária é “lobo em pele de cordeiro”; entenda como as empresas serão afetadas

ARAGUARI, MG — nova reforma tributária tem gerado intensos debates. Especialistas a descrevem como “um lobo em pele de cordeiro”. É fundamental compreender como essa reforma afetará diretamente as empresas. Analistas indicam que, apesar das promessas de simplificação, a carga tributária pode não diminuir como esperado. Há preocupações com os reflexos dessas mudanças nos custos e operações empresariais.

Especialistas dizem que nova reforma tributária é “lobo em pele de cordeiro”; entenda como as empresas serão afetadas. Imagem:  Jeane de Oliveira/FDR

A reforma tributária ropõe unificar impostos, mas a mudança na alíquota efetiva pode surpreender muitos. Ao unificar tributos, o aumento na base de arrecadação pode ser um efeito indesejado para empresas de todos os tamanhos.

Para as empresas, manter preços competitivos será um desafio. Com a potencial elevação da carga tributária, conforme aponta a Folha, o repasse desses custos ao consumidor final pode ser inevitável. Isso coloca as empresas diante de um dilema: absorver custos e perder margem de lucro, ou repassar e arriscar afastar clientes.

Setores mais afetados pela reforma tributária

  • Indústria: Pode enfrentar um aumento significativo nos custos de produção.
  • Comércio: Terá de lidar com possíveis quedas no consumo, dadas as projeções de incremento nos preços.
  • Serviços: Enfrentarão desafios significativos na precificação de suas ofertas.

Estratégias da reforma tributária para as empresas

A melhor abordagem é a preparação estratégica. Empresas devem revisar suas operações para minimizar impactos. Isso inclui avaliar contratos, renegociar com fornecedores e explorar novas tecnologias para otimização de processos.

Em resumo, a nova reforma tributária promete alterar o cenário fiscal do país. Para as empresas, a chave é buscar equilíbrio entre sustentabilidade financeira e atração de clientes, em meio às mudanças previstas. Entenda mais sobre a transição para a reforma tributária para preparar sua empresa adequadamente.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.