Programa Luz do Povo: Conta de luz gratuita beneficia 60 milhões de brasileiros

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — programa Luz do Povo promete transformar a vida de milhões de brasileiros. Agora, cerca de 60 milhões de pessoas terão direito à conta de luz gratuita. Este benefício é um alívio para famílias que enfrentam dificuldades financeiras no país.

Programa Luz do Povo: Conta de luz gratuita beneficia 60 milhões de brasileiros
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O programa Luz do Povo é uma ação do Governo Federal que oferece conta de luz gratuita a uma grande parcela da população. O objetivo é aliviar os gastos mensais e garantir acesso à energia elétrica para todos.

“O Luz do Povo é um dos pilares da reforma do setor elétrico, com o objetivo de trazer mais justiça na conta de luz. Estamos falando de um avanço histórico que garante acesso à energia de qualidade e com preço justo a quem mais precisa”, explicou o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Quem pode se beneficiar do Programa Luz do Povo?

Para participar, as famílias devem cumprir alguns requisitos do governo. Elas precisam estar em programas sociais ou residir em áreas vulneráveis. O cadastro nas plataformas sociais do governo também é necessário. Assim, o programa garante acesso à energia, independentemente da condição financeira.

Gratuidade e desconto na conta de luz

  • Quem consome até 80 kWh/mês e atende aos critérios, terá direito a gratuidade.
  • Além disso, a partir de 1° janeiro de 2026, o programa dará em média 12% de desconto para outras 55 milhões de pessoas que tenham consumo mensal de até 120 kWh e esteja inscrito no CadÚnico,  com renda mensal entre meio e um salário-mínimo por pessoa.

O programa Luz do Povo traz benefícios significativos. Sem ter que pagar a conta de luz, o orçamento doméstico ganha fôlego. Isso permite direcionar recursos para alimentação, educação e saúde. A gratuidade da energia facilita uma vida mais digna e com melhores condições para milhões de brasileiros.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.