Prepare o bolso! Conta de energia terá custo extra

SãO PAULO (SP) — Se você está preocupado com a conta de energia, é crucial ficar atento. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária para este mês será vermelha no patamar 1.

Prepare o bolso! Conta de energia terá custo extra. (Imagem: FDR)

Isso representa uma cobrança adicional na sua conta de energia que poderá representar um aumento significativo para muitos lares brasileiros.

Por isso, vamos entender como essa taxa extra impacta sua fatura e o que você pode fazer para reduzir os efeitos no orçamento familiar.

O que é a bandeira vermelha na conta de energia?

A bandeira vermelha entra em vigor quando é necessário o uso de termelétricas, que têm custos mais altos de geração de energia. Isso ocorre, geralmente, em períodos de seca, quando os níveis das represas estão baixos.

Na prática, significa que o consumidor paga mais para garantir a continuidade do fornecimento elétrico, uma vez que as condições para geração através de hidrelétricas são limitadas. 

Qual é o custo adicional da bandeira vermelha na conta de energia?

Com a bandeira vermelha, sua conta de energia terá um acréscimo. Para cada 100 kWh consumidos, será cobrado um valor extra necessário para equilibrar o custo de ativação das termelétricas.

Este aumento é planejado para ser temporário, mas afeta diretamente o planejamento financeiro das famílias no curto prazo. Conheça os fatores que podem influenciar o aumento na conta de luz.

Dicas para economizar na conta de energia

Para minimizar o impacto do aumento, siga essas dicas simples de economia:

  • Desligue os aparelhos não utilizados: Evite deixá-los em stand by.
  • Aproveite a luz natural: Abra janelas e cortinas durante o dia.
  • Use lâmpadas de LED: Mais econômicas e duráveis.
  • Tome banhos mais curtos: Ajuda a economizar energia.
  • Regule o uso do ar-condicionado: Use temperaturas moderadas e prefira ventiladores quando possível.

Essas medidas ajudam a reduzir o aumento na sua conta de energia, especialmente durante a vigência da bandeira vermelha. Confira se você podem obter desconto na conta de luz.

Antecipe-se aos impactos ajustando seu consumo. Essas práticas sustentáveis não apenas reduzem custos, mas também promovem um uso mais consciente dos recursos energéticos.

Para mais informações sobre a bandeira tarifária e dicas para reduzir sua conta de energia, visite os portais oficiais da ANEEL.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.