SALESóPOLIS, SP — A restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) é um momento aguardado pelos brasileiros. Contudo, alguns enfrentam dificuldades para receber esse benefício. Neste artigo, vamos esclarecer as principais razões que podem atrasar sua restituição e como evitá-las.

(Foto: I.A/Sora)
Por que não recebi minha restituição do IRPF?
Diversos fatores podem afetar a restituição do IRPF. Um erro frequente é a inconsistência de dados na declaração. Informações incorretas ou incompletas levam a Receita Federal a reter o pagamento para avaliação.
Erros comuns na declaração do IRPF
- Dados pessoais incorretos: Confirme a correção de informações como CPF e endereço.
- Omissão de rendimentos: Inclua todos os rendimentos do ano fiscal, mesmo os isentos.
- Dependentes duplicados: Assegure-se de que dois declarantes não listem a mesma pessoa como dependente.
- Despesas não comprovadas: Guarde todos os comprovantes de despesas a deduzir.
Como garantir a restituição do IRPF?
Para assegurar a restituição do IRPF, preste atenção aos detalhes ao preparar a declaração. Reserve um tempo para revisar os dados e, se necessário, busque apoio profissional. Aplicativos que auxiliam na conferência de dados são uma ótima alternativa.
Existe um meio de corrigir erros após o envio?
Sim! Se detectar um erro após o envio da declaração, é possível retificá-la. A retificação do IRPF deve ser feita através do programa da Receita Federal e não gera penalidades se realizada dentro do prazo.
- Acesse o programa do IRPF deste ano e faça login;
- Procure por “Declaração”;
- Em seguida escolha “Retificação”;
- Informe o ano de 2024;
- Preencha os dados do início e envie.
Receber a restituição do IRPF pode ser frustrante quando atrasada. Entretanto, evitando erros comuns e verificando as informações com precisão, as chances de problemas caem significativamente.
Atente-se às recomendações e, se preciso, busque auxílio especializado para garantir que sua declaração esteja correta. Isso faz diferença na hora de receber a restituição sem surpresas desagradáveis.
Confira também!
Fique atento às novas faixas de isenção do IR, que recentemente foram aprovadas, beneficiando muitos trabalhadores.
Para mais informações sobre o IRPF e como ele impacta suas finanças, confira nossa categoria dedicada no site. Para um suporte mais amplo sobre finanças e outras categorias, visite o site da FDR.