SALESóPOLIS, SP — O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabelece regras importantes que muitos não conhecem: os benefícios do INSS podem ser bloqueados se não sacados dentro de um prazo legal.

(Foto: I.A/Sora)
Por regra, quem deixar de retirar seu pagamento no período definido pelo INSS corre o risco de ter seu benefício bloqueado temporariamente.
Quando o benefício do INSS pode ser bloqueado por falta de saque?
De acordo com o INSS, se o benefício não for sacado no prazo de 60 dias o banco devolve a quantia para o Instituto.
“A devolução após o prazo de 60 dias é uma medida de segurança para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação”, afirmou o Instituto.
Como garantir que seu benefício do INSS não seja bloqueado?
Para evitar o bloqueio do seu benefício do INSS, é crucial prestar atenção ao calendário de pagamentos. As datas são estabelecidas anualmente e os pagamentos efetuados mensalmente pelo INSS.
Além disso, fique atento a informações específicas para aposentados do INSS sobre saques disponíveis em determinadas datas, garantindo que você faça o resgate em tempo hábil.
Quais são os riscos de ter o benefício do INSS bloqueado?
O bloqueio do benefício pode provocar transtornos significativos, especialmente para quem depende exclusivamente desse valor para cobrir despesas mensais.
Portanto, é fundamental manter suas informações atualizadas junto ao INSS e verificar regularmente seu extrato de pagamentos.
- Verifique frequentemente o calendário do INSS
- Atualize seus dados pessoais no sistema
- Monitore seu extrato de pagamentos
O que fazer se seu benefício do INSS for bloqueado?
Caso seu benefício do INSS seja bloqueado por falte saque, você precisa reativá-lo.
- Acesse o Meu INSS e faça login via Gov.br;
- Em seguida, procure por “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”;
- Preencha as informações solicitadas e dê andamento ao seu pedido.
O procedimento também pode ser feito pela Central de Atendimento número 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita para telefones fixos e celulares.