Cuidado! INSS ameaça bloquear seu salário se não for sacado NESTA data

SALESóPOLIS, SP — O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabelece regras importantes que muitos não conhecem: os benefícios do INSS podem ser bloqueados se não sacados dentro de um prazo legal.

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Cuidado! INSS ameaça bloquear seu salário se não for sacado NESTA data
(Foto: I.A/Sora)

Por regra, quem deixar de retirar seu pagamento no período definido pelo INSS corre o risco de ter seu benefício bloqueado temporariamente.

Quando o benefício do INSS pode ser bloqueado por falta de saque?

De acordo com o INSS, se o benefício não for sacado no prazo de 60 dias o banco devolve a quantia para o Instituto. 

“A devolução após o prazo de 60 dias é uma medida de segurança para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação”, afirmou o Instituto.

Como garantir que seu benefício do INSS não seja bloqueado?

Para evitar o bloqueio do seu benefício do INSS, é crucial prestar atenção ao calendário de pagamentos. As datas são estabelecidas anualmente e os pagamentos efetuados mensalmente pelo INSS. 

Além disso, fique atento a informações específicas para aposentados do INSS sobre saques disponíveis em determinadas datas, garantindo que você faça o resgate em tempo hábil.

Quais são os riscos de ter o benefício do INSS bloqueado?

O bloqueio do benefício pode provocar transtornos significativos, especialmente para quem depende exclusivamente desse valor para cobrir despesas mensais.

Portanto, é fundamental manter suas informações atualizadas junto ao INSS e verificar regularmente seu extrato de pagamentos.

  • Verifique frequentemente o calendário do INSS
  • Atualize seus dados pessoais no sistema
  • Monitore seu extrato de pagamentos

O que fazer se seu benefício do INSS for bloqueado?

Caso seu benefício do INSS seja bloqueado por falte saque, você precisa reativá-lo. 

  • Acesse o Meu INSS e faça login via Gov.br;
  • Em seguida, procure por “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”;
  • Preencha as informações solicitadas e dê andamento ao seu pedido.

O procedimento também pode ser feito pela Central de Atendimento número 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita para telefones fixos e celulares.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com