SALESóPOLIS, SP — A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma expectativa para muitos brasileiros, e o segundo lote de 2025 já está disponível para consulta. Se você se antecipou na declaração, pode ser um dos contemplados.

A restituição do Imposto de Renda acontece quando o valor pago pelo contribuinte é superior ao imposto devido. Isso ocorre, por exemplo, quando a pessoa fez descontos de despesas médicas, com educação ou se teve um aumento de deduções durante o ano. Nesse caso, a Receita Federal devolve o valor pago em excesso.
No segundo lote de pagamentos, 6,5 milhões de pessoas já podem contar com a restituição em junho.
De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, a consulta para este lote está disponível a partir de 23 de junho, com depósitos realizados em 30 de junho diretamente nas contas bancárias informadas na declaração.
Como saber se seu nome está na lista do segundo lote de restituição?
A consulta ao segundo lote de restituição do IRPF de 2025 já pode ser feita de forma rápida e prática. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal ou utilizar o aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
Se você já realizou a declaração e recebeu a confirmação de envio, basta seguir os seguintes passos para verificar sua situação:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Procure por “Imposto de Renda”;
- Em seguida, “Restituição”;
- Insira o número do CPF e os dados solicitados;
- Se o nome estiver na lista, você verá a data prevista para o depósito.
Além disso, é possível acompanhar pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para Android e iOS, facilitando ainda mais a consulta.
A data de pagamento do segundo lote de restituição do IRPF 2025 já foi definida pela Receita Federal. Para aqueles que foram contemplados, o depósito ocorrerá diretamente na conta bancária indicada na declaração.
O pagamento será feito dia 30 de junho e o último depósito acontece em setembro, conforme a ordem de envio das declarações.
Quem tem direito à restituição no 2º lote?
Ao todo, mais de 6,5 milhões de contribuintes serão contemplados. Deste total, aqueles com prioridade legal incluem:
- 148.090 idosos acima de 80 anos;
- 1.044.585 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 91.363 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- 496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 4.764.634 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via PIX.