Vai fazer compras no fim de semana? Veja como fugir das armadilhas do marketing

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Antes mesmo de você entrar n estabelecimento para as compras no fim de semana, provavelmente já vai ter armadilhas do marketing te recepcionado. As estratégias dos mercados, especialmente dos grandes, podem te fazer gastar mais que o necessário. Descubra os segredos para não cair em ciladas.

Vai fazer compras no fim de semana? Veja como fugir das armadilhas do marketing 
Imagem gerada por IA pelo FDR

Todo mundo já ouviu o conselho: não vá ao mercado com fome. Porém, as armadilhas do marketing vão além do desejo momentâneo. Elas podem fazer suas compras no fim de semana saírem bem mais caras se você não prestar atenção.

O objetivo dos supermercados é simples: fazer você consumir mais, consequentemente o lucro será maior. Porém, seu bolso vai sentir.

Armadilhas do marketing que podem deixar sua compras no fim de semana mais caras

Confira as armadilhas que pegam os consumidores de acordo com o Doutor Finanças:

  • Produtos essenciais no fim da loja, assim você passa por várias sessões antes de chegar ao que realmente quer. Nesse percurso a probabilidade de pegar algo a mais é enorme.
  • Itens mais caros na altura dos olhos, assim a margem de lucro é maior para o supermercado.
  • Música suave e lenta que traz calmaria para a suas compras, resultando em mais tempo no supermercado e mais tempo, consequentemente mais itens comprados.
  • Carrinhos grandes para você ter a sensação de que ele está vazio.
  • Promoções “Leve 3, Pague 2”.
  • Doces, balas, chocolates, biscoitos e revistas nos caixas.
  • Iluminação direcionada aos produtos para deixá-los mais atraentes, especialmente as frutas e verduras.
  • “Preço psicológico” – R$ 9,99 ao invés de R$ 10,00, fazendo o item parecer mais barato.
  • Produtos gêmeos, ou seja, da mesma marca colocados lado a lado como se fossem complementos um do outro.
  • Embalagens “familiares” que vão dar a ideia de economia, mas te fazem pagar mais caro que na versão menor.

Marina Costa, especialista do FDR, dá dicas de como economizar nas compras do supermercado.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.