Empréstimo consignado para negativados: quando vale a pena?

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — empréstimo consignado é aquele com o desconto das parcelas direto da folha de pagamento, assim você já recebe o salário com o desconto. O que pouca gente sabe é que alguns bancos liberam a linha de crédito para quem está negativado; entenda agora quando vale a pena.

Empréstimo consignado para negativados: quando vale a pena?
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Quem está com o nome sujo até pode conseguir um empréstimo consignado para negativados. Porém, vai ter um pouco mais de dificuldade com a aprovação. Afinal, os bancos fazem a análise de crédito e estar com o nome sujo pode ser um risco para a instituição bancária.

Pegar um novo empréstimo quando já se tem uma dívida pode ser um grande risco de aumentá-la. No entanto, em algumas situações pode valer a pena pegar o valor.

Tipos de empréstimo consignado

Empréstimo CLT

  • Lançado neste ano, o empréstimo CLT tem uma margem consignável de 30%, ou seja, você só pode comprometer esse percentual do seu salário com a dívida.
  • Agora o próprio trabalhador pode escolher em qual banco deseja pegar o valor, porém, a instituição poderá fazer uma análise de crédito antes disso.

Consignado do INSS

  • Neste ano o prazo de pagamento aumentou para 84 meses, ou seja, 7 anos.
  • Outra mudança atual foi na taxa de juros, que agora é de 1,85% ao mês.
  • Nesse caso o banco pode adotar uma idade máxima para a contratação, geralmente entre 80 e 85 anos.
  • Como o risco de inadimplência do consignado do INSS é menor os bancos podem dispensar a consulta ao SPC e Serasa.

Quando o consignado para negativado vale a pena?

  • Quando essa é a única opção com juros mais baixos;
  • Quando o valor vai ser usado para pagar uma dívida mais cara;
  • Se a parcela cabe no seu orçamento;
  • Quando é uma necessidade real.

Laura Alvarenga, especialista do FDR, explica como descobrir se estão fazendo descontos indevidos no seu benefício do INSS.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com