VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Ministério da Educação acabou de abrir inscrições para o ENEM 2025, que terá provas em dois domingos de novembro. Neste ano o exame tem novidade para quem não concluiu o ensino médio. Descubra qual é ela e as regras para participar.
o ensino médio; confira
Imagem: FDR
A partir desta segunda-feira, 26/05, estão abertas as inscrições para o ENEM 2025. O Exame Nacional do Ensino Médio é usado para seleções de cursos de graduação. Além disso, agora voltar a ter outra finalidade após anúncio do MEC.
ENEM 2025 volta a certificar o ensino médio
A partir deste ano o Exame Nacional do Ensino Médio volta a certificar a conclusão do ensino médio. O uso do ENEM com essa finalidade havia sido suspenso em 2017, porém, após a publicação da Portaria nº 382/2025, o MEC anunciou o retorno.
Portanto, quem ainda não concluiu o ensino médio poderá usar a nota no exame para essa finalidade. De acordo com as regras o participante deverá indicar que pretende usar o desempenho no exame com essa finalidade, além de atender aos seguintes requisitos:
- Alcançar a pontuação mínima em cada área do conhecimento (igual ou maior a 450 pontos), conforme o padrão de desempenho básico definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);
- Alcançar pelo menos 500 pontos na redação; e
- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame.
Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que desejarem a certificação farão as provas sem pagar nada.
“Após receber o resultado do Enem, os interessados deverão se dirigir a uma unidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou às instituições estaduais que tenham firmado termo de adesão com o Inep, levando a documentação necessária para solicitar a emissão do certificado”, explicou o MEC.
Por outro lado, o MEC continuará realizando o Encceja que é destinado justamente a essa certificação.
Inscrições no ENEM 2025
Os estudantes poderão se inscrever através da Página do Participante até 6 de junho. Quem não está isento deve pagar a taxa de R$ 85 para confirmar a participação no exame, sendo possível efetuar o pagamento através de:
- Pix;
- Cartão de crédito;
- Débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).
Os pagamentos poderão ser feitos até o dia 11 de junho. De acordo com o Ministério da Educação, não será gerado boleto para os concluintes do ensino médio em escola da rede pública, mesmo que não tenha solicitado isenção da taxa de inscrição.
Yamin Souza, especialista do FDR, comenta sobre o benefício para quem pé concluinte do ensino médio e participar do ENEM.
Cronograma do ENEM 2025
- Período de inscrições: de 26 de maio a 6 de junho;
- Prazo para pagamento da taxa de inscrição: até 11 de junho;
- Solicitação de tratamento especializado ou pelo nome social: de 26 de maio a 6 de junho;
- Resultado dos pedidos de tratamento especializado ou pelo nome social: 13 de junho;
- Recurso tratamento especializado ou pelo nome social: de 16 a 20 de junho;
- Resultado dos recursos pelo tratamento especializado ou pelo nome social: 27 de junho;
- Aplicação das provas: 9 e 16 de novembro;
- Aplicação em Belém, Ananindeua e Marabá, no Pará: 30 de novembro de 7 de dezembro;
- Reaplicação das provas: 16 e 17 de dezembro;
- Divulgação do resultado: 16 de janeiro de 2026.
Confira dicas para se preparar para as provas e conquistar uma vaga no seu curso dos sonhos.