VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A Anvisa é responsável por garanti a qualidade dos produtos que chegam às nossas casas. Portanto, pode fazer o recolhimento dos produtos de consumo que apresentarem risco à saúde. E isso acaba de acontecer, assim é bom ter cuidado na cozinha e conferir se os alimentos não estão na lista de recolhimento divulgada pela Agência.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Talvez você não saiba, mas os produtos que chegam à sua mesa passam por diversos controles, entre eles o da Anvisa. Na última semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária alertou a população sobre o cuidado na cozinha, após o recolhimento de um produto.
Geralmente esse recolhimento acontece quando a Anvisa identifica que o produto apresenta algum risco à saúde. Além de alimentos, a Agência também está de olho em produtos de limpeza, higiene e cuidados.
De acordo com Marina Costa, especialista do FDR, a Anvisa suspendeu a venda de uma marca queridinha de sabonete.
Cuidado na cozinha após Anvisa retirar produto de circulação
Na última semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou a proibição de venda de marcas de azeite. Nesta segunda mais duas marcas foram proibidas pela Anvisa, assim, é bom ter cuidado na cozinha e conferir se tem alguma delas no seu armário:
- Azeite de oliva da marca LA VENTOSA, que contenha em sua rotulagem, como embaladora, a empresa CAXIAS COMÉRCIO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS LTDA. (CNPJ: 34.055.040/0001-52).
- Azeite de oliva grego da marca SANTORINI, que contenha em sua rotulagem, como embaladora, a empresa INTRALOGÍSTICA DISTRIBUIDORA CONCEPT LTDA. (CNPJ: 72.826.474/0002-07).
- Azeites das marcas QUINTAS D’OLIVEIRA e ALONSO, que contenham em sua rotulagem como embaladora a empresa COMÉRCIO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS COTINGA LTDA. – CNPJ 00.808.890/0001-04.
- AZEITE DE OLIVA DA MARCA ESCARPAS DAS OLIVEIRAS e AZEITE DE OLIVA DA MARCA ALMAZARA, que contenham em sua rotulagem como embaladora a empresa ORIENTE MERCANTIL IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. – CNPJ 34.845.175/0001-11.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, explica porque a Anvisa está investigando tanto as marcas de azeite.