SALESóPOLIS, SP — A frente fria está se aproximando, com a chegada do outono os brasileiros já estão sentindo um clima mais gelado, principalmente na região sul e sudeste. Para se proteger das baixas temperaturas veja se vale mais a pena investir em um aquecedor ou ar-condicionado.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Depois do investimento da população em ventilador com um verão seco e de altas temperaturas, agora os consumidores devem ir em busca de aquecedores. Principalmente para as noites frias o produto ajuda a deixar o ambiente menos gelado.
Aqueles que já investiram em um ar-condicionado têm a opção de controlar a temperatura do ambiente. Enquanto aqueles que ainda não investiram em um produto como esse podem comparar qual deles consome mais energia elétrica.
Ar-condicionado ou aquecedor: qual vale mais a pena comprar na época de frio?
Existem vários fatores que precisam ser considerados antes de fazer uma compra, ao pesquisar sobre o produto o consumidor consegue identificar itens importantes que lhe ajudarão a economizar.
O FDR listou alguns destes pontos que podem nortear a sua busca por um aparelho que diminua as baixas temperaturas dentro de casa.
Instalação do ar-condicionado vs aquecedor
- O aquecedor portátil não precisa de instalação profissional, basta colocar na tomada para que ele comece a usar;
- O ar-condicionado necessita de uma instalação especial para que comece a ser utilizado, inclusive pensando no ponto em que será colocado para que consiga atender todo o ambiente.
Potência
- O ar-condicionado é mais potente do que o aquecedor se for considerado um ambiente grande. Isso significa que para aquecer uma sala um ou quarto grande o ar-condicionador tem mais potência que um aquecedor;
- Para ambientes menores, ou para aquecer um ponto específico do ambiente o aquecedor pode ser interessante.
Valor
- O ar-condicionado não é encontrado por um valor menor que R$ 2.000, isso se o produto for novo;
- O aquecedor pode ser encontrado por um valor acima de R$ 120, mas quanto maior e mais potente for o produto seu valor vai aumentando.
Consumo de energia elétrica
- A princípio o ar-condicionado acaba puxando mais energia do que um aquecedor. No entanto, como sua eficiência para aquecer um cômodo inteiro é maior, ele pode ser usado por um período menor de tempo;
- Logo, mesmo que o aquecedor tenha um consumo menor de energia elétrica por ser usado mais tempo para conseguir aquecer aquele ambiente o gasto pode ser igual ou superior ao do ar-condicionado.