Correios libera atendimento para vítimas da fraude do INSS! Veja como pedir o seu dinheiro de volta

SãO PAULO (SP) — Com a descoberta da fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), muitos aposentados e pensionistas buscam recuperar o dinheiro que foi descontado irregularmente do benefício. Para ajudar esses cidadãos, será possível solicitar o reembolso presencialmente em agências dos Correios.

Correios libera atendimento para vítimas da fraude do INSS! Veja como pedir o seu dinheiro de volta. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O anúncio da parceria entre a instituição e o INSS foi realizado nesta semana, trazendo alívio para milhares de aposentados e pensionistas. Isso porque, até agora, o pedido só podia ser realizado por meio do aplicativo do Meu INSS

No entanto, como muitos aposentados não tem acesso à internet ou familiaridade com a plataforma, foi encontrada uma dificuldade para realizar o pedido da restituição do Imposto de Renda. 

Para ajudar esses cidadãos, o atendimento presencial será liberado em agências dos Correios de todo o Brasil

“Estamos anunciando esse atendimento presencial para ajudar a ampliar o escopo de atendimento. Esse atendimento olho no olho (nos Correios) é feito àqueles mais vulneráveis, que têm dificuldade de acesso à tecnologia, aquelas pessoas que se dirigem à agência e querem receber um acolhimento, uma atenção personalizada. Quero reafirmar o nosso compromisso de que ninguém, nenhum aposentado, nenhum pensionista, ficará prejudicado”, afirmou o presidente do INSS, Wolney Queiroz.

Saiba como solicitar o reembolso do desconto irregular do INSS:

  • De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, cerca de 4.730 agências dos Correios deverão atender os aposentados e pensionistas;
  • O atendimento será iniciado no dia 30 de maio e acontecerá em todos os estados;
  • No total, cerca 20 mil funcionários dos Correios serão treinados para realizar o atendimento; 
  • Nas agências será possível consultar se o desconto foi realizado;
  • Caso ele não tenha sido autorizado, o aposentado ou pensionista poderá pedir o reembolso; 
  • Vale lembrar que, depois do pedido, o prazo para análise da solicitação é de 15 dias úteis;
  • Nesse período a associação terá que comprovar que obteve a autorização; 
  • Caso isso não aconteça, o aposentado ou pensionista deverá receber o valor de volta em sua conta.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o pagamento será efetuado na conta do benefício do aposentado ou pensionistas. 

No entanto, até o momento não existe prazo para a liberação de todo o valor descontado de forma irregular. Por isso, o aposentado ou pensionista deverá seguir atento aos comunicados do INSS para saber quando o valor cairá na conta.

 

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.