SãO PAULO (SP) — Com a descoberta da fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), muitos aposentados e pensionistas buscam recuperar o dinheiro que foi descontado irregularmente do benefício. Para ajudar esses cidadãos, será possível solicitar o reembolso presencialmente em agências dos Correios.
O anúncio da parceria entre a instituição e o INSS foi realizado nesta semana, trazendo alívio para milhares de aposentados e pensionistas. Isso porque, até agora, o pedido só podia ser realizado por meio do aplicativo do Meu INSS.
No entanto, como muitos aposentados não tem acesso à internet ou familiaridade com a plataforma, foi encontrada uma dificuldade para realizar o pedido da restituição do Imposto de Renda.
Para ajudar esses cidadãos, o atendimento presencial será liberado em agências dos Correios de todo o Brasil.
“Estamos anunciando esse atendimento presencial para ajudar a ampliar o escopo de atendimento. Esse atendimento olho no olho (nos Correios) é feito àqueles mais vulneráveis, que têm dificuldade de acesso à tecnologia, aquelas pessoas que se dirigem à agência e querem receber um acolhimento, uma atenção personalizada. Quero reafirmar o nosso compromisso de que ninguém, nenhum aposentado, nenhum pensionista, ficará prejudicado”, afirmou o presidente do INSS, Wolney Queiroz.
Saiba como solicitar o reembolso do desconto irregular do INSS:
- De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, cerca de 4.730 agências dos Correios deverão atender os aposentados e pensionistas;
- O atendimento será iniciado no dia 30 de maio e acontecerá em todos os estados;
- No total, cerca 20 mil funcionários dos Correios serão treinados para realizar o atendimento;
- Nas agências será possível consultar se o desconto foi realizado;
- Caso ele não tenha sido autorizado, o aposentado ou pensionista poderá pedir o reembolso;
- Vale lembrar que, depois do pedido, o prazo para análise da solicitação é de 15 dias úteis;
- Nesse período a associação terá que comprovar que obteve a autorização;
- Caso isso não aconteça, o aposentado ou pensionista deverá receber o valor de volta em sua conta.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o pagamento será efetuado na conta do benefício do aposentado ou pensionistas.
No entanto, até o momento não existe prazo para a liberação de todo o valor descontado de forma irregular. Por isso, o aposentado ou pensionista deverá seguir atento aos comunicados do INSS para saber quando o valor cairá na conta.