Conta de energia de graça! Novo benefício do Governo Federal deverá atender 60 milhões de brasileiros

SãO PAULO (SP) — Um anúncio realizado nesta semana pelo Governo Lula trouxe alegria para mais de 60 milhões de brasileiros que agora poderão contar com um novo benefício. Isso porque a nova tarifa social de energia deverá permitir que os consumidores contem com a isenção do pagamento mensal da conta de luz

Conta de energia de graça! Novo benefício do Governo Federal deverá atender 60 milhões de brasileiros. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Para alguns, o novo benefício deverá possibilitar a redução do valor pago na conta de energia, dependendo do consumo mensal. 

Segundo o comunicado oficial do Governo Federal, o novo benefício será liberado para os brasileiros que fazem parte do CadÚnico. Atualmente o cadastro é responsável por reunir as informações dos brasileiros atendidos por programas sociais. 

Saiba como funcionará a nova tarifa social: 

  • O benefício da isenção do pagamento da conta de luz será liberado para as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Além disso, o benefício estará restrito para as famílias que consomem até 80 kWh/mês; 
  • Caso o consumo exceda os 80 kWh, a família terá que realizar apenas o pagamento do valor proporcional ao restante da conta;
  • Até a aprovação do novo benefício o desconto liberado pela tarifa social era de, no máximo, 65% para as famílias do CadÚnico;
  • Com a ampliação, milhões de brasileiros passarão a ser beneficiados. 

“O que nós queremos é o seguinte: fazer com que a energia elétrica chegue mais acessível, mais barata para as pessoas que moram nas residências. O cidadão que tem uma pequena loja, que tem um pequeno negócio, os nossos companheiros que são empreendedores individuais, que às vezes abrem uma portinha para vender alguma coisa, que ele receba a energia mais barata do que está recebendo hoje”, afirmou o presidente Lula por meio de comunicado oficial.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, é preciso que o cidadão que atende aos critérios fique atento ao seu status no CadÚnico. 

Isso porque quem está com o cadastro desatualizado pode acabar não contando com o benefício. Atualmente, o processo deve ser realizado a cada dois anos em uma unidade do CRAS.

 

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.