Consignado do FGTS: aprenda a solicitar sem grandes burocracias

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Chamado de Crédito do Trabalhador, o consignado do FGTS é uma linha de crédito para os trabalhadores com carteira assinada. Além da aprovação ser mais rápida, a solicitação também é e você faz sem grandes burocracias, nem mesmo precisa sair de casa.

Consignado do FGTS: aprenda a solicitar sem grandes burocracias
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Ministério do Trabalho e Emprego lançou o consignado do FGTS, como o próprio nome já diz, você pode usar parte do seu Fundo de Garantia na solicitação. A linha de crédito é voltada exclusivamente aos trabalhadores CLT, ou seja, quem tem carteira assinada.

Os descontos funcionam como os demais consignados, direto na folha de pagamento. Com isso você nem precisa se preocupar em pagar as parcelas. A principal diferença é que o próprio trabalhador escolhe em qual banco deseja pegar o empréstimo.

De acordo com o Governo Federal, o Crédito do Trabalhador tem potencial para beneficiar 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Incluindo empregados domésticos, rurais e até Microempreendedores Individuais (MEIs).

Como funciona o empréstimo do FGTS?

Toda a contratação é feita pela internet e conta com diversos recursos de segurança. Mas, você vai precisar compartilhar as informações do eSocial. Através desses dados que os bancos personalizam as propostas.

Após pedir uma proposta os bancos têm até 24h para enviá-la, assim o próprio trabalhador analisa qual a melhor e pede o empréstimo. Pelas regras, os trabalhadores com certeira registada poderão comprometer até 35% de seus salários com a parcela do empréstimo, de acordo com a Agência Brasil.

Caso o trabalhador seja demitido antes de quitar o empréstimo, e o saldo do FGTS não for suficiente para cobrir a dívida, ela fica vinculada ao eSocial. Nesse caso, quando ele estiver empregado novamente as parcelas voltam a ser cobradas.

Como pedir o empréstimo Consignado do FGTS?

A contratação pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital, através do sistema você autoriza o compartilhamento das informações usadas para a personalização das propostas.

Depois de aprovar uma proposta você deve ser redirecionado ao app do bando responsável por ela. É lá que o crédito deve ser liberado.

Laura Alvarenga, especialista do FDR, explica quais os saques do FGTS liberados em maio.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.