Bolsa Família chega para mais de 20 milhões de lares com última parcela de importante adicional

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Começou o pagamento do Bolsa Família de maio, que chega para mais de 20 milhões de lares. Porém, neste mês os titulares recebem um adicional do programa pela última vez. Descubra o porquê do encerramento e se o valor do seu benefício vai mudar em junho.

Bolsa Família chega para mais de 20 milhões de lares com última parcela de
importante adicional
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

Começou mais um pagamento do Bolsa Família, que agora tem o valor médio de R$ 667,49 por lar beneficiado. A notícia de enceramento de um dos adicionais do programa pegou muita gente de surpresa. Especialmente porque ele atende a cerca de 166 mil pessoas.

Fim de adicional do Bolsa Família

Mais de 20 milhões de famílias recebem o Bolsa Família em maio, deste total cerca de 166 mil têm direito ao Benefício Extraordinário de Transição, ou seja, 0,8% do total de titulares.

O BET era pago desde 2023 como uma espécie de complementação do valor do Bolsa Família, destinado apenas aos titulares que tiveram redução do valor pago pelo Auxílio Brasil.

Desde sua criação o BET já tinha uma duração limitada, além disso, também fico definido que ele seria encerrado se o Bolsa Família ultrapasse o valor repassado pelo Auxílio Brasil até maio de 2023.

Como a validade dele chegou ao fim, e o Bolsa Família ultrapassou o valor do benefício anterior, em junho já não teremos mais o BET na conta dos titulares.

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), responsável pelos pagamentos, também informou que o período de 2023 a 2025 foi escolhido por encerrar um ciclo de 24 meses, período exigido para atualização do CadÚnico.

De acordo com Laura Alvarenga, especialista do FDR, o Governo Federal também mudou a Regra de Permanência no Bolsa Família.

O MDS afirmou que as famílias que recebiam o BET não serão prejudicadas pelo encerramento do adicional. Agora o benefício será calculado a partir da composição familiar, como já era feito aos demais titulares.

Pagamento do Bolsa Família de maio foi unificado

A unificação significa que alguns titulares não precisam esperar pela data do calendário, ou seja, o valor já está disponível para saque. Geralmente o MDS unifica o calendário quando o município está em estado de calamidade pública ou situação de emergência; confira onde o saque foi antecipado em maio:

  • Em São Paulo a antecipação é válida para os municípios de Cachoeira Paulista e Iepê
  • No Paraná, para as cidades de Espigão Alto do Iguaçu, Guaratuba, Morretes, Nova Prata do Iguaçu, Paranaguá, Pinhão, Balsa Nova, Diamante d´Oeste, Entre Rios do Oeste, Iretama, Santa Helena e São José das Palmeiras.
  • No Amazonas para Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Apuí, Boca do Acre, Guajará, Humaitá, Manicore e Borba. 
  • Em Roraima para Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, Iracema e Mucajaí. No Rio de Janeiro, a medida abrange Angra dos Reis e Petrópolis. 
  • Em Sergipe para as cidades de Canindé de São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Poço Verde e Tobias Barreto.
  • E no Piauí são 129 municípios em estado de emergência ou calamidade, estado mais afetado, confira a lista completa de municípios.

Calendário do Bolsa Família de maio

Para os demais beneficiários o pagamento segue sendo feito segundo o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), conforme o calendário:

  • NIS Final em 1: 19 de maio
  • NIS Final em 2: 20 de maio
  • NIS Final em 3: 21 de maio
  • NIS Final em 4: 22 de maio
  • NIS Final em 5: 23 de maio
  • NIS Final em 6: 26 de maio
  • NIS Final em 7: 27 de maio
  • NIS Final em 8: 28 de maio
  • NIS Final em 9: 29 de maio
  • NIS Final em 0: 30 de maio

Em junho os saques serão liberados entre 16 e 30 de junho, com o adicional do Auxílio-gás para mais de 5 mil famílias. Porém, ainda não há informações se o pagamento será unificado novamente.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.