Como regularizar o título de eleitor em 2025: prazo, documentos e passo a passo online

SãO PAULO (SP) — Documento essencial para o exercício da cidadania, o título de eleitor garante ao cidadão o direito de participar das votações realizadas a cada dois anos. 

Como regularizar o título de eleitor em 2025: prazo, documentos e passo a passo online. (Imagem: FDR)

Nesta semana, alguns eleitores precisaram correr para deixar o título em dia. Isso porque, após a falta em três votações consecutivas, o cidadão corre o risco de ter o título cancelado. 

A medida é tomada quando o eleitor não justifica sua ausência ou o pagamento da multa por ter faltado durante a votação. Caso isso aconteça por três turnos seguidos e a situação não seja regularizada, o título de eleitor é cancelado. 

Para este ano, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prazo para regularização do título já foi encerrado nesta segunda-feira (19). 

Aprenda a consultar se o seu título de eleitor está regular:

  • A consulta da situação do documento deve ser realizada por meio do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
  • Ao entrar será preciso ir até o campo “Serviços”, localizado no canto superior direito da página;
  • Depois, será necessário acessar a opção “Situação Eleitoral” e informar o CPF;
  • Por fim, o cidadão poderá checar se o seu título está regular ou com pendências.

No entanto, caso esteja com o título cancelado, isso ainda não significa que o cidadão estará impedido de participar das próximas eleições.

Isso porque, no próximo ano, período em que serão realizadas novas votações, uma nova oportunidade de regularização deverá ser aberta para os eleitores.

Saiba como regularizar a situação do título eleitoral:

  • Após ter o título cancelado, somente a pessoa que foi afetada pela decisão poderá realizar o pedido de regularização;
  • Ele deverá comparecer ao cartório eleitoral ou posto de atendimento de seu município;
  • No local, será preciso comparecer com um documento de identificação original como RG, CNH ou carteira de trabalho, por exemplo;
  • Também será necessário levar um comprovante de domicílio, podendo ser original ou cópia, desde que esteja em nome da pessoa emitido. 

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, caso tenha multas em pendência, o cidadão ainda precisará pagar os débitos eleitorais para reverter o cancelamento do seu título.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.