VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Lares de 168 municípios foram atendidos pela notícia que de o Bolsa Família de maio foi unificado. Assim, não é preciso esperar pela data prevista no calendário, essas famílias já podem sacar o benefício. Descubra o porquê dessa antecipação e se você está na lista.
Imagem: FDR
O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou que o Bolsa Família de maio foi unificado. Ao todo 168 municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência foram contemplados. Em mio o MDS vai liberar mais de R$ 295,79 milhões para essas famílias.
Assim, mais de 436 mil famílias poderão sacar o valor sem precisarem aguardar a data prevista no calendário oficial.
Este também é o último mês do pagamento adicional que complementa o valor do Bolsa Família para os titulares do antigo Auxílio Brasil, no vídeo abaixo você entende melhor a suspensão dos pagamentos:
Bolsa Família de maio foi unificado
- Em São Paulo a antecipação é válida para os municípios de
- Enquanto no Paraná, para as cidades de Espigão Alto do Iguaçu, Guaratuba, Morretes, Nova Prata do Iguaçu, Paranaguá, Pinhão, Balsa Nova, Diamante d´Oeste, Entre Rios do Oeste, Iretama, Santa Helena e São José das Palmeiras.
- No Amazonas para Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Apuí, Boca do Acre, Guajará, Humaitá, Manicore e Borba.
- Em Roraima para Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, Iracema e Mucajaí. No Rio de Janeiro, a medida abrange Angra dos Reis e Petrópolis.
- Em Sergipe para as cidades de Canindé de São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Poço Verde e Tobias Barreto.
- E no Piauí são 129 municípios em estado de emergência ou calamidade., o estado mais afetado, confira a lista completa.
Operação especial nos municípios
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome adota medidas especiais para os municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, entre elas a unificação do Bolsa Família.
Além disso, se a situação se estender por mais de dois meses o município pode solicitar a quebra do calendário por mais dois meses.
Outra medida do MDS é a autorização do saque sem cartão ou documento, válida para quem tenha perdido. Nesse caso é necessário uma Declaração Especial de Pagamento (DEP) emitida pela gestão municipal.
Por fim, os prazos de atualização cadastral foram prorrogados, bem como a repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.
Calendário do Bolsa Família
Para os demais beneficiários o pagamento segue sendo feito segundo o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), conforme o calendário:
- NIS Final em 1: 19 de maio
- NIS Final em 2: 20 de maio
- NIS Final em 3: 21 de maio
- NIS Final em 4: 22 de maio
- NIS Final em 5: 23 de maio
- NIS Final em 6: 26 de maio
- NIS Final em 7: 27 de maio
- NIS Final em 8: 28 de maio
- NIS Final em 9: 29 de maio
- NIS Final em 0: 30 de maio
O próximo pagamento vai de 16 a 30 de junho, porém, ainda não há informações se o calendário será unificado novamente. O que já se sabe é que no próximo mês tem pagamento do auxílio-gás.
Lila Cunha, especialista do FDR, explica as diferenças entre o Auxílio-gás e o Gás para todos.