Na última terça-feira (13/05), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar as vítimas da fraude de descontos indevidos através do aplicativo do Meu INSS. Veja como solicitar a devolução do seu dinheiro.
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
A solicitação do dinheiro de volta está disponível a partir desta quarta-feira (14/05). Segundo a Folha de S.Paulo, a própria entidade associativa ficará responsável por enviar os documentos que comprovem a adesão ao INSS.
Móyses Batista, colaborador do FDR, comenta sobre a fraude no INSS, confira.
Como pedir o reembolso dos meu dinheiro descontado indevidamente pelo INSS?
-
Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
-
Informe seu CPF e senha para fazer o login;
-
No campo “Do que você precisa?”, digite: “Consultar descontos de entidades”;
-
Caso existam descontos registrados, marque se foram ou não autorizados por você;
-
Preencha com seu e-mail e telefone de contato;
-
Marque a opção declarando que os dados informados são verdadeiros;
-
Clique no botão “Enviar Declarações”;
-
Aguarde a resposta: as entidades terão até 15 dias para analisar e responder.
Entenda a fraude do INSS
O Ministério Público já investigava descontos indevidos em 2018 e 2019, nos governos Temer e Bolsonaro. Na época, os desvios eram menores do que os revelados agora.
A fraude atual explodiu em 2023, embora tenha raízes em gestões anteriores. Foram cobrados mais de R$6,3 bilhões dos aposentados e pensionistas de forma indevida.
Os descontos associativos são legais quando o aposentado aceita se associar a instituições que oferecem benefícios, como assistência médica ou atividades de lazer. No entanto, segundo as investigações, muitos aposentados foram incluídos em associações sem consentimento.
Vítimas da fraude do INSS começarão a receber o dinheiro de volta a partir de 26/05
Uma boa notícia para as vítimas da fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): o governo federal anunciou que vai devolver R$ 298 milhões a aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios a partir do início do calendário de pagamentos no dia 26 de maio. Veja o calendário de pagamentos.