SãO PAULO (SP) — A revelação da fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que teria gerado uma série de descontos irregulares e um prejuízo de mais de R$ 6,3 bilhões, tem gerado uma série de medidas para reduzir o prejuízo para os aposentados e pensionistas.

Em breve, a perspectiva é de que uma força tarefa seja criada para evitar novas irregularidades nos pagamentos do INSS. A medida foi proposta pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e deverá incluir a investigação dos consignados.
A análise deverá acontecer com o objetivo de investigar a existência de possíveis irregularidades na concessão dos empréstimos consignados.
A medida é essencial já que o modelo de crédito permite o desconto das parcelas de pagamento diretamente na folha do benefício do INSS.
“Havendo qualquer tipo de irregularidade, vamos fechar as fragilidades para que a gente possa assegurar que o aposentado só receba o crédito se ele efetivamente solicitou”, afirmou o presidente da federação para o Jornal Folha de S. Paulo.
Descontos irregulares serão devolvidos pelo INSS:
- Nesta semana o INSS começou a notificar os aposentados ou pensionistas que possam ter sofrido com descontos irregulares no pagamento;
- A mensagem está sendo enviada por meio do aplicativo do Meu INSS;
- Caso não reconheça a cobrança, o aposentado ou pensionista deverá sinalizar na plataforma que não autorizou o desconto;
- Por fim, a associação responsável terá até 15 dias úteis para comprovar a autorização;
- Caso isso não seja possível, ela deverá realizar a restituição dos valores descontados irregularmente;
- O valor será devolvido pelo INSS em conjunto com o pagamento mensal.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, com relação aos consignados, ainda será preciso que a parceria seja firmada para que a análise seja efetuada pelos bancos.
A perspectiva é de que isso aconteça em breve, auxiliando na análise dos benefícios dos segurados do INSS e na restituição de eventuais valores descontados de forma irregular.