VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Por mês cada estudante recebe R$ 200, porém, quando o Pé-de-Meia atrasa o valor não chega na conta na data prevista. Nesta semana um erro foi identificado e resultou na suspensão dos pagamentos; o FDR explica melhor o que aconteceu.
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Alguns estudantes vão ter que esperar um pouco pelo pagamento do Pé-de-Meia. Um atraso no envio das frequências vai fazer com que o benefício não seja pago na data prevista. A situação afeta também quem concluiu o ensino médio.
Yasmin Sousa, especialista do FDR, explica se os concluintes do ensino médio ainda podem receber o Pé-de-Meia.
Atraso no pagamento do Pé-de-Meia
- O atraso foi confirmado pela Pró-Reitoria de Ensino do IFBA, que informou que o problema foi identificado no dia 2 de maio de 2025.
- De acordo com o ofício circular, houve um atraso no envio das frequências de fevereiro e março.
- Ao mesmo tempo em que os dados relacionados aos concluintes de 2024 também não foram enviados ao MEC.
- Sendo assim, o pagamento do Pé-de-Meia atrasou.
- No entanto, apenas os estudantes do IFBA serão afetados pelo atraso.
“O referido atraso foi ocasionado por problema técnico na interface disponibilizada pelo MEC, que extrai as informações de frequência dos estudantes beneficiários do programa por meio do Sistema Unificado Administração Pública (SUAP)”, explicou o IFBA.
Depois que o erro foi identificado o Instituto abriu um período para envio das frequências, que segue até 9 de maio. Ainda de acordo com o Instituto Federal da Bahia o MEC informou que assim que as listas chegarem o pagamento retroativo será liberado.