A cidade mais gelada do Brasil, Urupema, em Santa Catarina, voltou a chamar atenção em 2025. Conhecida oficialmente como Cidade Nacional do Frio desde 2021, o município registrou a primeira temperatura negativa do ano: -0,21ºC.
O registro feito no início de abril, foi divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.
Além da marca nos termômetros, a sensação térmica impressionou ainda mais. No entanto, isso já de se esperar.
Afinal, em 2021, a presença de ventos junto com a massa fria na região, levou à sensação térmica de até -25ºC. Esse cenário extremo reforça a fama de Urupema como símbolo do inverno brasileiro.
Já botou o agasalho? Chegam as primeiras massas de ar frio
Segundo a previsão meteorológica, abril marcou a chegada das primeiras massas de ar frio no país. Apesar disso, o mês manteve temperaturas acima da média em grande parte do Brasil.
Os meteorologistas também alertam que a primeira queda perceptível de temperatura, que ocorreu entre os dias 5 e 8 de abril, pôde ser a mais intensa no Sul. Contudo, no restante do país, o resfriamento deve ser leve e temporário.
Qual é o Impacto em outras regiões?
Além de Urupema, cidades como São Joaquim, Campo Belo do Sul, Urubici e Palmeira também enfrentaram temperaturas abaixo de 5ºC.
De todo modo, a previsão de uma segunda massa polar, mais intensa, deve levar o clima para estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e partes do Centro-Oeste.
Para acompanhar as atualizações climáticas e os alertas oficiais, acesse sites confiáveis como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Assim, você pode ficar de olho para se manter informado.