Indenização de R$ 10 mil? Alerta para novo golpe envolvendo Nubank que circula nas redes

Está se espalhando pelas redes sociais um novo golpe envolvendo Nubank, que promete pagamentos de indenizações de até R$ 10 mil para antigos clientes da instituição. Os golpistas usam vídeos falsos e sites fraudulentos para atrair vítimas, simulando uma campanha oficial do banco. Apesar da aparência convincente, tudo não passa de uma tentativa de fraude.

Indenização de R$ 10 mil? Alerta para novo golpe
envolvendo Nubank que circula nas redes. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Esse novo golpe envolvendo Nubank foi identificado em anúncios veiculados nas plataformas da Meta, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Com vídeos manipulados por inteligência artificial e referências a leis inexistentes, os golpistas induzem usuários a fornecer dados pessoais e realizar pagamentos via Pix, sob o pretexto de liberar uma suposta indenização.

Como funciona o novo golpe envolvendo Nubank?

Os anúncios fraudulentos apresentam vídeos forjados com a imagem de celebridades, como o apresentador Rodrigo Faro, ou âncoras do Jornal Nacional, como William Bonner e Renata Vasconcellos. Por meio de recursos de inteligência artificial, esses conteúdos simulam falas que nunca foram ditas pelos apresentadores, dando um ar de legitimidade à fraude.

Ao clicar nos anúncios, o usuário é direcionado a um site que imita o ambiente digital do Nubank. Lá, é solicitado o CPF da vítima para “verificação de elegibilidade”. Após essa etapa, o site mostra um valor fictício disponível para saque e exige o pagamento de uma taxa via Pix, geralmente de R$ 55,73, para liberar o suposto benefício.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica como golpe fiscal pode estar tirando o seu dinheiro.

Nubank emite alerta

Em nota oficial, o Nubank confirmou que não existe qualquer campanha de indenização e que as mensagens são completamente falsas. O banco orienta os clientes a denunciarem tentativas de golpe por meio do site oficial e reforça que nunca solicita pagamento prévio para liberar qualquer tipo de benefício.

Além disso, o banco mantém canais de atendimento para quem já caiu no golpe ou deseja relatar atividades suspeitas: 4020 0185 para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 591 2117 para as demais localidades.

Como se proteger?

Esse tipo de golpe é cada vez mais sofisticado e usa tecnologias como inteligência artificial para forjar conteúdos com aparência realista. Por isso, é fundamental verificar sempre a origem das informações, evitar clicar em links duvidosos e desconfiar de promessas de dinheiro fácil.

Denunciar conteúdos falsos nas redes sociais também é uma forma de ajudar a impedir que mais pessoas sejam enganadas. As plataformas da Meta permitem que qualquer usuário reporte postagens suspeitas diretamente nos aplicativos.