Nem salário, nem 13º: aposentados recebem dinheiro INESPERADO no calendário de maio

SALESóPOLIS, SP — No mês de maio os aposentados e pensionistas receberão um valor extra na conta, pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Trata-se de um reembolso, por isso não tem relação com o 13º salário ou com o benefício comum pago todos os meses. 

reembolso inss
Nem salário, nem 13º: aposentados recebem dinheiro INESPERADO no calendário de maio
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A Controladoria Geral da União (CGU) anunciou a descoberta de fraudes nos pagamentos do INSS. Milhares de aposentados tiveram descontos em seu salário sem que tivessem autorizado essa retirada. 

Os prejuízos somam R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024. O caso ficou ainda mais sério porque a CGU entendeu que o INSS sabia destes descontos feitos sem autorização, pois mais de 700 mil pessoas fizeram a denúncia nos canais da Previdência. 

Por conta disso, o Instituto anunciou que vai devolver o dinheiro de quem foi prejudicado. O primeiro pagamento vai acontecer no mês de maio, junto com a folha tradicional e com a segunda parcela do 13º salário

Como consultar se sofreu desvio de salário do INSS?

O próprio INSS recomenda que os aposentados e pensionistas consigam consultar se estão entre as vítimas do desvio de dinheiro. 

O processo é online, usando o site ou aplicativo do Meu INSS, e a informação fica disponível no extrato de pagamentos. Este documento pode ser compartilhado via PDF, e até mesmo impresso se for uma opção do cidadão.

INSS vai devolver o dinheiro dos aposentados

Foram suspensas todas as ACTs (Acordos de Associação Técnica) com associações e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas. Isso significa que a partir de maio os descontos serão cancelados para todos

O INSS também prometeu que na folha de pagamento de maio vai compensar os segurados que tiveram desconto em abril.

Inicialmente a orientação era de que o segurado procurasse a empresa que fez o débito sem autorização, mas mudou de ideia. 

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 26/05
2 27/05
3 28/05
4 29/05
5 30/05
6 02/06
7 03/06
8 04/06
9 05/06
0 06/06
Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 02/06
2 e 7 03/06
3 e 8 04/06
4 e 9 05/06
5 e 0 06/06

Sobre os valores que foram debitados antes de abril deste ano o governo informou que ainda é preciso uma nova análise.

“A devolução dos descontos associativos não reconhecidos pelos beneficiários – ocorridos antes de abril de 2025 – serão avaliados por grupo da Advocacia Geral da União (AGU) que tratará do tema”, afirmou o ministério da Previdência Social em nota.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile