SãO PAULO (SP) — Realizar um pagamento sem sequer precisar digitar a senha do cartão já é uma realidade para muitos brasileiros. Em alguns casos, sequer existe a necessidade de estar com o cartão físico para realizar o pagamento por aproximação.

A tecnologia, que é considerada uma revolução para o mundo financeiro, já se tornou uma das mais utilizadas no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pela Visa, os pagamentos por aproximação já representam 67% das transações no país.
De acordo com o levantamento, o uso foi impulsionado nos últimos meses com a adesão do pagamento por aproximação, inclusive no transporte. Além disso, a aceitação do meio por pequenos comerciantes também tem impulsionado o pagamento por aproximação.
De acordo com o portal de notícias CNN Brasil, no Brasil, o formato foi disponibilizado ainda em 2008. No entanto, o uso só começou a ser ampliado alguns anos depois.
Um crescimento significativo também foi registrado durante a pandemia da Covid-19. Buscando evitar o contato com as maquininhas, as pessoas começaram a aderir ao pagamento por aproximação.
Em breve, a tecnologia deverá contar com outra importante ampliação.
Saiba como o aumento dos pagamentos por aproximação deverá acontecer nos próximos anos:
- A tecnologia deverá ganhar um novo impulso com a liberação do Pix por aproximação;
- A modalidade já está disponível no país e permite que os cidadãos apenas aproximem os celulares das maquininhas para realizar o pagamento;
- Dessa forma, o tempo necessário para cada operação deverá ser reduzido significativamente;
- Isso porque não é preciso sequer abrir o aplicativo para concluir a transação.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, apesar de já estar disponível, a tecnologia ainda não é utilizada amplamente.
Por isso, a expectativa é de que nos próximos anos os brasileiros passem a usar ainda mais o pagamento por aproximação, tornando as transações mais práticas.