SALESóPOLIS, SP — O empréstimo consignado fica disponível inclusive para quem tem nome com restrição porque há desconto automático da parcela no salário do cidadão. Isso significa que o banco tem a garantia do pagamento. Para o trabalhador há um novo consignado disponível.

Desde o fim de março está disponível o crédito consignado para o trabalhador com carteira assinada, chamado formalmente de Crédito do Trabalhador.
Antes desse programa o trabalhador celetista só conseguia consignado caso a empresa em que trabalha tivesse um tipo de acordo com um banco específico. Agora, independente desta parceria todos podem pedir.
O banco avalia a ficha do cidadão, considerando seu tempo de trabalho, seu salário e até dados pessoais como a sua idade. A partir disso, oferece um empréstimo com desconto automático na folha de pagamento do solicitante.
Regras do consignado do trabalhador CLT
Uma pesquisa da Dataprev mostrou que cada trabalhador pode sacar, em média, R$ 5.600, por meio do Crédito do Trabalhador.
Para usufruir desta modalidade é necessário usar as seguintes regras:
- Até 35% do salário do trabalhador pode ser comprometido para o pagamento da parcela do empréstimo;
- O desconto vai acontecer na folha direto pelo sistema do eSocial;
- As taxas de juros e prazo de pagamento não foram informadas, mas deverão respeitar o comum para um consignado.
Em caso de demissão do trabalhador, o desconto para quitar o empréstimo será aplicado sobre as verbas rescisórias, observado o limite legal.
O cidadão pode usar até 10% do saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para garantias e ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão.
Como pedir o empréstimo consignado?
Até o fim de abril o pedido do empréstimo consignado era feito pelo App Carteira de Trabalho Digital. Depois de informar que gostaria de receber opções de empréstimo consignado, os bancos avaliavam a ficha daquele colaborador.
Em até 24 horas os bancos disponibilizavam a sua proposta de crédito. O passo seguinte era pedir o crédito na instituição. Agora, o pedido pode ser feito direto com o banco:
- Acesse o App do seu banco de confiança e faça login;
- Procure por “Empréstimo” e escolha “Crédito do trabalhador”;
- Informe os dados necessários;
- Faça a simulação de contratação;
- Confirme.