SãO PAULO (SP) — Um comunicado oficial emitido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deixou em alerta aposentados e pensionistas de todo o país. Isso porque o comunicado traz informações sobre um novo golpe que promete uma falsa indenização.

De acordo com o Governo Federal, a notícia falsa estaria circulando nas redes sociais. Nela, os aposentados são comunicados sobre a liberação da indenização após os descontos irregulares do INSS.
Para tal, os criminosos criaram uma página falsa que, supostamente, permite a consulta da liberação do pagamento. No entanto, a página é falsa e foi criada para a coleta do CPF dos beneficiários.
De fato, o Governo Federal irá realizar o ressarcimento dos valores descontados de forma irregular dos aposentados e pensionistas do INSS. No entanto, atualmente nenhuma página específica foi criada para a consulta.
Apesar disso, o aposentado ou pensionista pode verificar, por meio do próprio extrato de pagamentos, se sofreu com algum desconto irregular. Para tal, ele deverá buscar a opção de extrato de pagamento do INSS.
Saiba como será o ressarcimento dos descontos irregulares do INSS:
- De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, o pagamento será realizado inicialmente com a devolução dos valores descontados em abril;
- Para tal, o valor será devolvido no pagamento realizado durante o mês de maio, em conjunto com o benefício mensal;
- Assim, o pagamento será disponibilizado entre os dias 26 de maio e 6 de junho;
- Já os demais valores descontados nos últimos meses também deverão ser desenvolvidos;
- No entanto, o formato de pagamento ainda não foi determinado pelo INSS.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a fraude do INSS gerou um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões. O valor teria sido descontado com o pagamento irregular de mensalidades de associações.
Como o desconto era realizado diretamente na folha de pagamento, diversos aposentados e pensionistas foram prejudicados.