SãO PAULO (SP) — Um comunicado realizado nesta semana pelo presidente Lula trouxe alegria para os brasileiros que aguardam por uma mudança na jornada de trabalho. A alteração poderá ser realizada com o fim da escala 6×1 que, em breve, deverá ser realizada pelo Governo Federal.

A possibilidade de mudança foi apresentada nesta semana pelo presidente Lula durante o discurso de 1º de maio, data em que é celebrado o Dia do Trabalhador.
A questão estava sendo amplamente debatida nos últimos meses e era reivindicada pelos trabalhadores brasileiros.
Isso porque a avaliação atual é de que a jornada 6×1 traz grandes prejuízos para a saúde e o bem-estar dos cidadãos do país.
“Vamos aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país, em que o trabalhador e a trabalhadora passam seis dias no serviço e têm apenas um dia de descanso. A chamada jornada 6 por 1. Está na hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou o presidente Lula em pronunciamento oficial do Dia do Trabalhador.
Entenda como funciona a escala 6×1 e o que falta para que ela chegue ao fim:
- O modelo de trabalho permite que o cidadão realize suas atividades formais durante seis dias da semana;
- Dessa forma, o trabalhador conta com apenas uma folga semanal;
- O modelo é considerado exaustivo para os trabalhadores;
- Além disso, algumas pesquisas já revelaram que a mudança da escala 6×1 pode trazer benefícios especialmente para a produtividade;
- Para que o fim da escala 6×1 aconteça, é preciso que o projeto seja apresentado oficialmente para o Congresso Nacional;
- Em seguida, caso seja aprovado por deputados federais e senadores, o projeto é encaminhado para a sanção presidencial.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, somente após o cumprimento dessas etapas a mudança poderá acontecer de fato, beneficiando os trabalhadores brasileiros.