VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Faltam algumas semanas para acabar o prazo para entregar o Imposto de Renda 2025. Assim quem enviar as informações após a data limite poderá ser multado em até 20% do imposto devido. Portanto, corra para não cair na boca do leão.

Imagem: FDR
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de Declarações do Imposto de Renda 2025. Porém, até a noite da última segunda-feira, 28/04, apenas pouco mais de 17.312 mil declarações tinham sido recebidas. Restando algumas semanas para o prazo acabar é bom enviar logo as suas informações também.
Prazo para declarar o Imposto de Renda
- Os contribuintes têm até 30 de maio para enviarem suas informações para a Receita Federal.
- Após o prazo o órgão até vai receber os dados, porém, o cidadão terá algumas consequências.
O que acontece se eu não entregar a Declaração do Imposto do Renda?
Apesar de alguns portais noticiarem o contrário, a Receita Federal informou que deixar de entregar a declaração não leva ao bloqueio do CPF, ou seja, isso é uma grande Fake News (notícia falsa).
Além disso, Receita ainda esclarece que a falta de entrega da declaração não gera impedimentos financeiros.
Mas, o contribuinte pode ser multado em 1% ao mês-calendário, calculada sobre o imposto devido. Sendo que a multa mínima é de R$ 165,74 e o valor máximo pode chegar a 20% do imposto devido.
Lembrando que a declaração pode ser feita até mesmo por quem não está obrigado a entregá-la, servindo como comprovante de renda para essas pessoas.
Das mais de 17 mil declarações recebidas até o momento, mais de 71% têm direito a restituição. Lila Cunha, especialista do FDR, apresenta o calendário de restituição de 2025.