VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A Agência Nacional de Energia Elétrica anuncia que a conta de luz fica mais cara a partir de 1º de maio, ou seja, quinta-feira. As condições climáticas são apontadas como o principal motivo desse aumento. Entenda melhor essa mudança após seis meses sem taxas adicionais.

Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
É verdade, a conta de luz fica mais cara a partir de 1º de maio. Portanto, é bom já começar a economizar e desligar aquela luz que fica sempre acesa. A medida foi tomada pela ANEEL após mudanças nas condições climáticas, consequentemente, na geração de energia.
Conta de luz fica mais cara a partir de 1º de maio
- Em maio todo o país terá bandeira tarifária amarela, após seis meses seguidos com bandeira verde ativa.
- Isso significa que a cada 100 kWh consumidos os consumidores de energia elétrica terão custo de R$ 1,885.
- De acordo com a ANEEL a bandeira foi acionada por causa da redução das chuvas, o que tradicionalmente acontece na transição entre o período chuvoso e seco.
Inclusive, a previsão é que os reservatórios permaneçam abaixo da média nos próximos meses.
“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a ANEEL.
Em outras palavras é possível que o país continue com a bandeira amarela pelos próximos meses ou até mesmo tenha novas bandeiras tarifárias mais caras acionadas.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, explica como reduzir a conta de luz com a Tarifa Social.