SALESóPOLIS, SP — Além de terem sofrido com desconto indevido do seu dinheiro, os aposentados e pensionistas ainda estão sendo vítimas de outro golpe. Os bandidos estão usando uma falsa promessa de devolução do dinheiro desviado para na verdade roubar esse público.

Na semana passada foi descoberto que associações e organizações que representam aposentados e pensionistas desviaram R$ 6,3 bilhões das folhas de pagamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), entre 2019 e 2024.
A CGU (Controladoria Geral da União) entrevistou mais de 1 mil pessoas, e 97% delas disseram não reconhecer o desconto feito em seu salário. A investigação também contou com a Polícia Federal e segue em andamento.
Diante dos fatos, agora os aposentados e pensionistas estão recebendo um e-mail com a promessa de facilitar o ressarcimento dos valores cobrados destas pessoas. Uma reportagem do g1 apurou o caso, e garantiu que a mensagem é falsa.
Como reconhecer o golpe contra aposentados do INSS?
O primeiro passo para reconhecer que a mensagem, na verdade, se trata de um golpe é perceber que não existe forma de agilizar o ressarcimento do valor desviado.
O INSS, por meio de uma ordem do Ministério da Previdência Social, já cancelou todos os contratos de acordo com organizações e associações que representam os aposentados e pensionistas.
Isso significa que não haverão mais descontos a partir de maio deste ano. O governo também prometeu devolver os valores descontados em abril no pagamento de maio.
O Ministério da Previdência Social ainda publicou uma notícia na Agência de Notícias do governo alertando sobre o golpe.
“O Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para não acessarem link enviado por e-mail, aplicativo de mensagem, ou outro meio, informando sobre “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”, diz o comunicado.
Qualquer mensagem que faça promessas que não foram citadas pelo governo devem gerar preocupação e desconfiança.
