Como driblar os prazos do INSS? Receba MAIS cedo e com aprovação garantida

SALESóPOLIS, SP — A resposta de um benefício solicitado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode demorar de 30 a 90 dias para ser respondido. Algumas atitudes do segurado podem facilitar esta liberação. 

inss
Como driblar os prazos do INSS? Receba MAIS cedo e com aprovação garantida
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A fila de espera do INSS tem mais de 2 milhões de pedidos, de acordo com os dados mais recentes do Portal da Transparência da Previdência Social. Há formas de conseguir que o seu pedido seja visto antes. 

Quanto tempo o INSS pode demorar para responder o pedido?

Por lei, o INSS deve liberar a resposta dos pedidos em:

Quando os prazos do INSS são reduzidos?

A recomendação para conseguir que o INSS responda o seu pedido em um prazo de tempo menor é facilitando o trabalho dos servidores. Isso mesmo, quanto mais completo for o seu pedido e menos trabalho der para avaliar, mais rápido será respondido. 

Embora haja um tempo de resposta que considera a etapa em que o seu pedido de fato chega para avaliação, porque há uma fila extensa, o fato de este pedido estar completo facilita a sua liberação. 

Entre com uma ação judicial pedindo a liberação imediata do benefício 

Em casos onde o seu pedido precisa ser liberado com urgência, por exemplo, por ter adoecido e necessita de remuneração para dar início ao seu tratamento, o trabalhador pode pedir ajuda do poder judiciário. 

Ao entrar com uma ação na Justiça, e tendo o caso avaliado e a causa ganha, o cidadão consegue uma ordem para pagamento imediato do seu benefício solicitado no INSS. 

Tenha todos os laudos médicos necessários 

No caso dos benefícios por incapacidade, a fim de facilitar a avaliação do seu pedido, encaminhe todos os documentos médicos que sejam capazes de fazer essa comprovação. Isso incluí:

Esses mesmos documentos podem ser apresentados no dia da perícia médica presencial. E no caso de benefícios cujo o afastamento recomendado seja de no máximo 180 dias (6 meses) a perícia presencial pode ser substituída por atestado médico

Entregue todos os documentos completos

Embora o sistema do INSS reconheça os dados do cidadão automaticamente assim que ele faz o login, os documentos são indispensáveis para comprovar as informações. 

Caso os dados do seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) estejam errados, somente de forma documentada será possível comprovar que o seu tempo de contribuição é suficiente para aposentadoria. 

Verifique se não precisa novos documentos ou reenviar os antigos

Depois do envio do pedido do benefício previdenciário, o INSS orienta que o solicitante vá acompanhando o seu requerimento. Isso porque, pode ser necessário o envio de novos documentos ou da atualização do que já foi enviado. 

O motivo é que algumas vezes a documentação enviada pelo trabalhador tem algumas falhas, como: rasuras, rasgo, manchas, e etc.

Além disso, esses documentos podem estar desatualizados, o que prejudica a liberação do benefício por falta de comprovação do direito de receber aquele salário. 

Acesse o simulador de aposentadoria para verificar se tem o tempo de contribuição e idade necessários

O simulador de aposentadoria do INSS facilita para que o trabalhador saiba a hora certa de receber a aposentadoria. Existem pelo menos quatro tipos de modalidades de aposentadoria, como: por idade, contribuição, invalidez e outros. 

É bem simples usar o Simulador de Aposentadoria do INSS, basta acessar os canais online do INSS para isso. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile