Vou te ensinar como quitar débitos em atraso do MEI; veja o passo a passo

ARAGUARI, MG — Uma nova ferramenta digital promete facilitar a vida de quem tem débitos em atraso do MEI. A funcionalidade, disponível no PGMEI, permite uma gestão mais prática e centralizada das obrigações fiscais. Com a atualização, é possível reunir todos os valores em aberto em um único boleto, agilizando o pagamento. A medida também abrange tributos futuros e em aberto, simplificando o controle financeiro.

Vou te ensinar como quitar débitos em atraso do MEI; veja o passo a passo. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Essa novidade representa um avanço importante para os microempreendedores, que agora podem manter a regularização em dia com mais facilidade. A funcionalidade já está ativa no sistema do Simples Nacional. A nova opção para regularizar débitos em atraso do MEI reduz a burocracia e evita esquecimentos. Com poucos passos, o empreendedor já consegue resolver tudo de forma prática e segura.

Essa funcionalidade é resultado da colaboração entre Receita Federal e Serpro, focada em tornar mais simples o dia a dia dos microempreendedores. A iniciativa reforça o compromisso com serviços digitais mais eficientes.

“Essa é mais uma entrega de grande valor para a Receita Federal e para a sociedade. Representa um avanço importante no cumprimento das obrigações fiscais, ao permitir a consolidação de vários períodos em um único documento de arrecadação. Com isso, simplificamos significativamente a regularização dos contribuintes MEI, que não precisarão mais emitir e pagar cada DAS individualmente”, destaca o gerente da Divisão de Negócios responsável pelo tema MEI no Serpro, Yuri Bassakin.

Como unificar os débitos em atraso do MEI?

Quem busca quitar os débitos em atraso do MEI de forma unificada já pode contar com uma ferramenta simples e eficiente. A emissão do DAS consolidado permite reunir várias pendências em um único documento.

Para regularizar os débitos em atraso do MEI, o empreendedor deve acessar o PGMEI pelo Portal do Simples Nacional. Lá, é possível escolher os períodos em aberto e gerar o boleto com poucos cliques. Os canais oficiais para acessar o sistema estão disponíveis no site da Receita Federal, garantindo segurança e confiabilidade durante todo o processo de emissão.

  • Portal do Simples Nacional: https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/;

  • PGMEI – Versão aberta: https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/pgmei.app/Identificacao;

  • PGMEI – Versão completa: https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=2;

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.