SALESóPOLIS, SP — Quem vai dar entrada na sua aposentadoria em 2025 deve estar atento ao processo de solicitação. Isso porque, alguns documentos são indispensáveis e facilitam a aprovação do seu benefício previdenciário, liberando o salário em um tempo menor.

Muitas vezes quem analisa o seu pedido de aposentadoria são os robôs do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Por isso, a recomendação é enviar uma solicitação bem completa, com todos os documentos que sejam capaz de comprovar o seu direito.
Isso incluí os comprovantes de tempo de contribuição, que podem estar disponíveis no seu cadastro, mas nem sempre estão atualizados.
Como pedir aposentadoria no Meu INSS
O primeiro passo para pedir a aposentadoria no Meu INSS é reunir todos os documentos necessários. O cidadão pode fotografar esses documentos, ou encaminhar no portal em formato PDF.
Com o login, o próprio sistema já tem alguns documentos como o extrato previdenciário. Outros podem ser solicitados e cabe ao cidadão encaminha-los dentro do prazo. A partir disso, basta seguir o passo a passo:
- Faça login no Meu INSS com dados do Gov.br;
- Em “Novo requerimento” será aberta uma aba para pesquisa, digite “aposentadoria” e escolha a alternativa de aposentadoria desejada;
- Confira se cumpre com os requisitos mencionados e continue;
- Preencha as informações e anexe os documentos;
- Envie o pedido.
O acompanhamento do pedido de aposentadoria pode ser feito em “Resultados” usando o mesmo aplicativo.
Documentos indispensáveis no pedido de aposentadoria ao INSS
Embora o sistema do INSS reconheça os dados do cidadão automaticamente assim que ele faz o login, os documentos são indispensáveis para comprovar as informações.
Caso os dados do seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) estejam errados, somente de forma documentada será possível comprovar que o seu tempo de contribuição é suficiente para aposentadoria.
Além disso, os laudos médicos são obrigatórios no caso da aposentadoria por invalidez, antecedendo a perícia médica.
- Documento de identificação com foto, ex.: RG;
- Carteira de trabalho;
- Laudos médicos para aposentadoria por invalidez;
- Extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
- Holerites, recibos e outros que possam comprovar a contribuição;
- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que comprova a exposição a agentes nocivos à saúde no trabalho para o pedido de aposentadoria especial.