Comunicado urgente para quem vai pedir aposentadoria em 2025: ESTES documentos são indispensáveis

SALESóPOLIS, SP — Quem vai dar entrada na sua aposentadoria em 2025 deve estar atento ao processo de solicitação. Isso porque, alguns documentos são indispensáveis e facilitam a aprovação do seu benefício previdenciário, liberando o salário em um tempo menor. 

inss
Comunicado urgente para quem vai pedir aposentadoria em 2025: ESTES documentos são indispensáveis (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Muitas vezes quem analisa o seu pedido de aposentadoria são os robôs do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Por isso, a recomendação é enviar uma solicitação bem completa, com todos os documentos que sejam capaz de comprovar o seu direito. 

Isso incluí os comprovantes de tempo de contribuição, que podem estar disponíveis no seu cadastro, mas nem sempre estão atualizados. 

Como pedir aposentadoria no Meu INSS

O primeiro passo para pedir a aposentadoria no Meu INSS é reunir todos os documentos necessários. O cidadão pode fotografar esses documentos, ou encaminhar no portal em formato PDF.

Com o login, o próprio sistema já tem alguns documentos como o extrato previdenciário. Outros podem ser solicitados e cabe ao cidadão encaminha-los dentro do prazo. A partir disso, basta seguir o passo a passo:

  • Faça login no Meu INSS com dados do Gov.br;
  • Em “Novo requerimento” será aberta uma aba para pesquisa, digite “aposentadoria” e escolha a alternativa de aposentadoria desejada;
  • Confira se cumpre com os requisitos mencionados e continue;
  • Preencha as informações e anexe os documentos;
  • Envie o pedido.

O acompanhamento do pedido de aposentadoria pode ser feito em “Resultados” usando o mesmo aplicativo.

Documentos indispensáveis no pedido de aposentadoria ao INSS

Embora o sistema do INSS reconheça os dados do cidadão automaticamente assim que ele faz o login, os documentos são indispensáveis para comprovar as informações. 

Caso os dados do seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) estejam errados, somente de forma documentada será possível comprovar que o seu tempo de contribuição é suficiente para aposentadoria. 

Além disso, os laudos médicos são obrigatórios no caso da aposentadoria por invalidez, antecedendo a perícia médica. 

  • Documento de identificação com foto, ex.: RG;
  • Carteira de trabalho;
  • Laudos médicos para aposentadoria por invalidez;
  • Extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
  • Holerites, recibos e outros que possam comprovar a contribuição;
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que comprova a exposição a agentes nocivos à saúde no trabalho para o pedido de aposentadoria especial. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com