14⁰ salário: projeto do Governo Federal deverá liberar adicional para o trabalhador CLT

SãO PAULO (SP) — Um anúncio realizado recentemente pelo Governo Federal trouxe alegria para milhões de trabalhadores brasileiros que, em breve, poderão contar com o valor equivalente a um 14º salário.

14⁰ salário: projeto do Governo Federal deverá liberar adicional para o trabalhador CLT. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O adicional no pagamento dos trabalhadores deverá ser disponibilizado por meio da ampliação da isenção no Imposto de Renda.

Uma medida que prevê a liberação do benefício para quem ganha até R$ 5 mil deverá permitir que os cidadãos contem com um valor equivalente a um 14º salário.

O valor adicional liberado será referente ao total que atualmente é pago com o Imposto de Renda.

Com a isenção, esses contribuintes não precisarão mais arcar nem com o desconto que é realizado na folha de pagamento de forma mensal, nem com o pagamento do valor restante cobrado após o envio da declaração do Imposto de Renda. 

“A pessoa que tenha renda bruta de até R$ 5 mil não pagará mais qualquer valor de Imposto de Renda, caso o projeto seja realmente aprovado na Câmara e no Senado”, afirmou o vice-presidente de controle interno do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ), Paulo Pêgas, em entrevista para a Agência Brasil.

Saiba para quando o projeto do Governo Federal prevê a liberação do benefício:

  • O projeto de ampliação da isenção do Imposto de Renda já foi apresentado pelo Governo Lula;
  • A proposta foi encaminhada para o Congresso Nacional e aguarda a aprovação dos deputados federais e dos senadores;
  • Após essa etapa a proposta também precisará ser sancionada para entrar em vigor;
  • A perspectiva é de que o processo aconteça ainda em 2025;
  • Dessa forma, o benefício começaria a valer no ano de 2026.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, caso a projeção se confirme, o benefício poderá ser aproveitado efetivamente na declaração de 2027.

No entanto, como a isenção deverá começar a valer em 2026, o desconto que é realizado mensalmente na folha de pagamentos deixará de existir, liberando o valor equivalente a um 14º salário para os trabalhadores.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.