Idade mínima da aposentadoria vai subir para 78 anos? Descubra a verdade

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Uma notícia se espalhou pela internet nos últimos dias sobre a possibilidade afirmando que a idade mínima da aposentadoria vai subir para 78 anos. A informação tem deixado muita gente preocupada, no entanto, a situação não é exatamente como vem sendo divulgada. Entenda melhor.

Idade mínima da aposentadoria vai subir para 78 anos? Descubra a verdade
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

Nos últimos dias diversos portais têm divulgado que a idade mínima da aposentadoria vai subir para 78 anos. Essa possibilidade preocupa os trabalhadores que temem ter o descanso adiado pela mudança nas regras. Mas, para tranquilizá-los o FDR apurou e isso não vai acontecer em 2025 ou 2026; descubra de onde saiu essa informação.

Idade mínima da aposentadoria vai subir para 78 anos?

  • A a Reforma da Previdência realmente estar mudado a idade mínima da aposentadoria ao longo dos últimos anos.
  • Contudo, isso não significa que a idade mínima vai subir para 78 anos em 2025 ou 2026.
  • Essa suposta mudança teria sido apontada por um novo estudo do Banco Mundial, apontado pelo portal Diário do Comércio.
  • De acordo com eles a projeção é que essa idade seja atingida em 2040, se as regras atuais forem mantidas até lá.
  • Essa projeção foi elaborada a partir da chamada taxa de dependência, proporção entre os idosos (pessoas com mais de 65 anos) e a população economicamente ativa (quem tem entre 20 e 64 anos).
  • O ideal é manter um equilíbrio entre essas duas populações, no entanto, o país tem visto um aumento no envelhecimento e queda na taxa de fecundidade.

Sendo assim, essa é apenas uma projeção sobre a idade mínima que pode se realizar ou não, só o futuro dirá.

Lila Cunha, especialista do FDR, explica como pedir a aposentadoria sem idade mínima.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.