Café acima do preço? Veja alternativas mais em conta durante o período de crise

SALESóPOLIS, SP — O preço do café está alto em todas as cidades do país. Essa é uma discussão nacional, e muitas pessoas precisaram abrir mão do cafézinho ao longo do dia, ou da quantidade de bebida produzida devido ao preço. Mas, há opções que podem resolver esse problema. 

café
Café acima do preço? Veja alternativas mais em conta durante o período de crise
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Até agora a alta no valor do café somou 30,04%. Somente no mês de março deste ano a variação foi de 8,14% nos preços. Todos os valores foram levantados pelo IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo). 

Mas não é só o café que está mais caro, na verdade os consumidores também estão observando o reajuste de outros produtos também do ramo alimentício. 

E embora o IPCA, que mede a inflação oficial, tenha desacelerado 0,56% em março, comparado com a alta de 1,31% em fevereiro, este foi o maior IPCA para um mês de março desde 2003 (0,71%).

Por que o preço do café está tão alto?

Quem vai ao supermercado e se deparado com 500 gr de café chegando a R$ 40 com certeza fica curioso para saber os motivos pelos quais um produto tão tradicional no país tem subido tanto. 

De acordo com a CNN Brasil, os fatores principais que resultaram no aumento de preços foram:

  • Queda da oferta mundial;
    • menos café disponível para compra, quando um produto tem escassez de oferta é comum que seu preço aumente.
  • Problemas com a safra no Vietnã;
    • o Vietnã era um dos principais fornecedores de café em nível mundial, mas sofreu com influências climáticas e diminuiu sua produção.
  • Questões climáticas.
    • a produção de café precisa de um ambiente propício. As mudanças climáticas fazem com que menos café bom para uso seja produzido. 

“O café é um dos produtos com maior resistência à baixa de preço, porque tem um grande problema de natureza ambiental que atinge a lavoura cafeeira. O café passou quatro anos sofrendo com geadas e secas, falta de água e, agora, o café também sofreu com quebras no exterior”, afirmou o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em entrevista à CNN.

Como enfrentar a crise de aumento de preço do café?

Além do consumo em casa, algumas empresas liberam essa opção de bebida quente para os seus clientes, colaboradores e fornecedores. É o tradicional “agrado” que inclui bebidas rápidas, entre elas o café. 

Para esse público a alta de preço também impacta no seu orçamento final. Pensando de um modo geral, e considerando todos os tipos de cenário vale tomar atitudes como:

  • Substituir o pó de café por café solúvel;
  • Substituir o café por outras bebidas quentes, como chá ou achocolatado;
  • Reduzir o consumo do café ao longo do dia;
  • Optar por marcas mais em conta, ex.: Caboclo, Três Corações e Melitta.  

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com