Alerta! 58% da população está COMPRANDO MENOS ALIMENTOS graças a alta nos preços, aponta pesquisa

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Pesquisa apontou que 58% da população está comprando menos alimentos por causa da inflação que aumenta os preços. De acordo com o instituto responsável, a cada 10 brasileiros, 8 precisaram mudar seus hábitos de consumo. A estratégia para reduzir os gastos envolve também outras ações.

Alerta! 58% da população está COMPRANDO MENOS ALIMENTOS
graças a alta nos preços, aponta pesquisa
 (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A inflação segue mexendo com a vida dos brasileiros, tanto que 58% da população está comprando menos alimentos por causa dos altos preços. Entre os mais pobres esse percentual sobe para 67%. A mesma pesquisa mostrou uma mudança nos hábitos de centenas de pessoas, estratégia para reduzir os gastos.

58% da população está comprando menos alimentos

  • Os dados são da pesquisa Datafolha, divulgada no dia 13 de abril. 
  • A pesquisa mostrou que um quarto dos entrevistados afirmam estarem comendo menos em casa.
  • Isso acontece justamente porque estão comprando menos itens ao irem ao mercado, graças ao aumento do preço de diversos itens.
  • Por outro lado, 6 a cada 10 entrevistados afirmam que a quantidade de comida é suficiente.

Mudanças nos hábitos de consumo

A cada 10 brasileiros, 8 mudaram seus hábitos de consumo para reduzir os gastos mensais. Entre as mudanças estão:

  • Sair menos para comer fora de casa (61%);
  • Troca da marca de café por uma mais barata (50%);
  • Redução do consumo de luz, água e gás (50%);
  • Diminuição do consumo de bebida (49%);
  • Compra de menos remédios (36%).

Laura Alvarenga, especialista do FDR, explica como você pode ter descontos na conta de luz.

Ao todo a pesquisa Datafolha ouviu entre os dias 1º e 3 de abril 3.054 pessoas com idade a partir dos 16, residentes em 172 municípios.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.