Pouca gente sabe, mas INSS divulga excelente notícia para quem se afastou por doença em 2009

SALESóPOLIS, SP — Começou em abril deste ano o pagamento da revisão de valores para quem recebeu benefício por incapacidade entre 2002 e 2009 com alteração de valor, devido a erros de cálculo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

inss
Pouca gente sabe, mas INSS divulga excelente notícia para quem se afastou por doença em 2009 (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A Justiça brasileira decidiu que entre abril e maio deste ano todos aqueles que receberam benefício por incapacidade com erro de cálculo, entre 2002 e 2009, sejam indenizados. 

Para a liberação deste valor o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) entrou com uma ação na Justiça pedindo a revisão de benefício para 140 mil pessoas. 

Quem vai receber a revisão de pagamentos do INSS?

A revisão foi chamada de “artigo 29” por conta do trecho da Lei 8.213, de 1991, e da decisão judicial que determinou a correção de valores pagos entre 2002 e 2009.

O que aconteceu é que naquele período, ao fazer a liberação dos benefícios, o INSS desconsiderou os menores salários ao fazer o pagamento.

No fim dos cálculos algumas pessoas saíram prejudicadas, e por isso entraram com uma ação de revisão do seu salário.

Poderão receber neste ano pela revisão do artigo 29:

“Houve uma ação civil pública que solicitava que, mesmo nesses casos, fossem descontadas as 20% menores contribuições, e o INSS está fazendo esse acerto determinado pela Justiça”, afirmou o diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS, Vanderlei Santos, por meio de nota.

Como consultar se tem direito?

A quantia de R$ 750 milhões está sendo liberada em dois cronogramas diferentes:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile