Desconto de 100% na conta de luz está disponível para lista com mais de 30 mil brasileiros

SãO PAULO (SP) — Pouco conhecido no Brasil, um importante benefício permite que as famílias brasileiras possam contar com um desconto de até 100% na conta de luz.

Desconto de 100% na conta de luz está disponível para lista com mais de 30 mil brasileiros. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O benefício é liberado pelo Governo Federal para as famílias que atendem critérios específicos de consumo e renda

Atualmente, os descontos são liberados para os brasileiros que fazem parte do CadÚnico do Governo Federal

Por isso, é essencial que as famílias que fazem parte do cadastro mantenham suas informações atualizadas.

Esse processo é obrigatório e deve ser realizado, no mínimo, a cada dois anos.

Além disso, o desconto é concedido de acordo com o consumo do grupo familiar

Confira os critérios para conseguir o desconto de 100% na conta de luz:

  • Para famílias enquadradas como baixa renda e que possuem um consumo mensal de até 30 kWh – desconto de 65%;
  • Para famílias com consumo mensal entre 31 kWh e 100 kWh – desconto de 40%;
  • Para famílias com consumo mensal entre 101 kWh até 220 kWh – desconto de 10%.

Para famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único:

  • Consumo mensal de até 50 kWh – desconto de 100%;
  • Consumo mensal entre 51 kWh e 100 kWh – desconto de 40%;
  • Consumo mensal entre 101 kWh a 220 kWh – 10% de desconto.

De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, cerca de 30 mil indígenas já foram beneficiados com o programa Luz para Todos.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a iniciativa permite que comunidades afastadas possam a contar com o abastecimento de energia.

É a maior política de combate à pobreza energética já criada pelo presidente Lula. O Luz para Todos leva energia limpa e renovável e promove resultados diretos na vida das pessoas. Levar energia às comunidades indígenas é mais do que conectar casas: é conectar direitos, garantir dignidade e promover cidadania ao povo brasileiro”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.