Banco Central perdoa dívidas com vencimento marcado para HOJE (21/04)

SALESóPOLIS, SP — Por uma ordem da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) todos os boletos que têm vencimento marcado para esta segunda-feira (21) não terão cobrança de juros, caso sejam pagos até amanhã (22). 

boleto
Banco Central perdoa dívidas com vencimento marcado para HOJE (21/04)
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O Banco Central e a Febraban não compensam boletos bancários que vencem em feriado nacional. Como esta segunda-feira (21) é comemoração do Dia de Tiradentes, todos os bancos e instituições financeiras seguem a mesma ordem nacional. 

Na realidade, o feriado começou ainda na sexta-feira (18) quando aconteceu a Sexta-feira da Paixão. Isso significa que desde sexta não há compensação de boletos, e que até mesmo as guias que venceram no dia 18 ainda podem ser pagas na terça-feira (22).

O que acontece com os boletos que vencem no feriado?

Os boletos que possuem vencimento marcado para os dias 18, 19, 20 ou 21 de abril terão o mesmo funcionamento. Feriados nacionais e finais de semana seguem um padrão nacional de compensação. Isso significa que:

O mesmo vale para transferências feitas via TED, os valores não vão cair no dia de feriado. 

O que continua funcionando nos bancos durante o feriado?

Durante cinco dias, de sexta a segunda-feira, uma série de serviços ficaram interrompidos. Enquanto isso, outras mantiveram seu funcionamento pleno a fim de não desestabilizar os serviços financeiros. 

Não funcionam

Continuam funcionando

A interrupção de serviços só vale para feriados nacionais, isso significa que para feriados estaduais e municipais mesmo que não haja funcionamento das agências bancárias daquela região todo o sistema financeiro continua disponível;. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile