Poucos sabem, mas Elon Musk vai oferecer internet de graça para quem tem esses celulares

A promessa de ter internet de graça em qualquer canto do planeta está mais próxima de se tornar realidade, pelo menos para quem possui determinados modelos de celular. O empresário Elon Musk, por meio da Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, em parceria com a operadora T-Mobile, vai oferecer conectividade mesmo em áreas remotas, onde o sinal tradicional não chega.

Poucos sabem, mas Elon Musk vai oferecer internet de
graça para quem tem esses celulares. (Imagem: Pixabay)

A novidade pode beneficiar donos de celulares compatíveis, que passarão a contar com uma cobertura inédita. Inicialmente, a internet de graça será limitada ao envio de mensagens e compartilhamento de localização via satélite, mas a expectativa é de que, em breve, o serviço inclua também chamadas e acesso completo à web.

Quais celulares terão internet de graça?

Ao todo, 50 modelos estão aptos a receber o sinal da Starlink, sendo a maioria das marcas Samsung e Apple. Dispositivos como o iPhone 14, 15 e 16 (e suas variações) e as linhas Galaxy S22, S23, S24 e S25 estão na lista. Aparelhos dobráveis da linha Z Flip e Z Fold da Samsung também são compatíveis, além de modelos da Motorola, Google Pixel e os T-Mobile REVL, embora essa última marca não esteja disponível no Brasil.

A compatibilidade com o serviço depende do hardware dos celulares e também da versão atualizada do sistema operacional, tanto Android quanto iOS precisam estar com as últimas atualizações instaladas para ativar os recursos via satélite.

A especialista Daniele Gomes, colaboradora do FDR, explica que todos os brasileiros com internet 3G no celular são convocados para mudança urgente em 2025.

Como funciona a conexão com a Starlink?

Quando o usuário estiver fora da cobertura da operadora tradicional, o celular fará a troca automática para a rede via satélite. A tela do aparelho mostrará a indicação “T-Mobile SpaceX”, sinalizando que a conexão está ativa.

Para utilizar o recurso, é necessário habilitar nas configurações do dispositivo a opção de conexão automática para redes de emergência. Essa função costuma estar disponível nos menus “Conexões” ou “Redes móveis”.

Por enquanto, o serviço contempla apenas mensagens de texto, envio de localização e chamadas de emergência. No entanto, Elon Musk já confirmou que a funcionalidade será expandida para incluir dados móveis completos, com navegação na internet e ligações convencionais.

E no Brasil, como fica?

Apesar da T-Mobile não operar em território brasileiro, os avanços da tecnologia via satélite podem abrir caminho para parcerias locais no futuro. A tendência é que a conectividade por satélite se torne uma solução global para locais de difícil acesso, especialmente em zonas rurais ou áreas sem infraestrutura de rede.

 

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile