INSS: quanto tempo leva para sair a aposentadoria após o pedido?

SALESóPOLIS, SP — Finalmente tendo completado o tempo de vida necessário, junto com todas as contribuições previdenciárias, o trabalhador dá entrada no seu pedido de aposentadoria. Porém, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não responde de um dia para o outro. 

inss
INSS: quanto tempo leva para sair a aposentadoria após o pedido?
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Os dados mais recentes do Portal da Transparência da Previdência são de dezembro de 2024 e mostram 2,042 milhões de requerimentos sem resposta do INSS.

Os números preocupam porque são o maior percentual desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Qual prazo de resposta da aposentadoria do INSS?

Por lei, o prazo para o INSS analisar um pedido de aposentadoria é de 90 dias, exceto para aposentadoria por invalidez, que tem prazo de 45 dias. 
 
É que a aposentadoria por invalidez é concedida quando o trabalhador já não está em condições de saúde para trabalhar, adoecido ou até acamado. Diante disso tem pressa para se afastar do trabalho. 
 
 

Além da aposentadoria, os prazos para outros benefícios previdenciários e assistenciais são:

  • O prazo para o BPC/LOAS (idoso ou deficiência) é de 90 dias.;
  • O prazo para o salário-maternidade é de 30 dias;
  • O prazo para a pensão por morte, o auxílio-acidente e o auxílio-reclusão é de 60 dias;
  • O prazo para o benefício por incapacidade temporária é de 45 dias. 

É permitido que o INSS prorrogue esse prazo por mais 30 dias. Passado esse período caso o solicitante não tenha resposta pode entrar com uma ação judicial contra o Instituto. 

A partir disso pode ser indenizado pelo período em que o INSS demorou para responder a solicitação após o prazo legal. É por isso que a fila de espera da Previdência Social também deve ser considerada como um problema financeiro para o governo. 

O que fazer para agilizar a liberação do benefício pelo INSS?

Existem algumas atitudes que o próprio segurado pode tomar para que a sua solicitação de benefício seja vista o quanto antes pelo INSS. 

A ideia, para conseguir facilitar a liberação do seu auxílio, é facilitar o máximo possível para o INSS, até porque muitas vezes quem recebe seu pedido é um robô.

Os documentos devem estar completos, sem erros e legíveis, assim a leitura do seu requerimento tende a ser mais rápida. Outras atitudes incluem:

  • Acompanhar seu pedido no Meu INSS;
  • Enviar os documentos faltantes, conforme solicitado pelo Instituto;
  • Atualizar seus dados periodicamente;
  • Agendar a perícia médica, ou refazê-la quando necessário;
  • Opte pelo Atestmed e envie um atestado médico para comprovação da sua incapacidade. Este documento deve estar assinado por um médico, contendo seu registro no Conselho, além do tempo recomendado para afastamento do trabalho;
  • Verificar pelo Simulador de Aposentadoria do Meu INSS se de fato tem direito de fazer o pedido;
  • Entrar com uma ação na justiça pedindo respostas.

Milhares de pendências do INSS são relativos a atrasos do próprio segurado. Isso é, pessoas que não estavam atentas ao contato do Instituto, não enviaram os documentos necessários, e que por isso o seu pedido não consegue ter andamento. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile