INSS muda prazo de saque da antecipação do benefício para este grupo

Moradores de cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes de maio de 2024 têm direito a uma ajuda financeira extra. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou mudanças no calendário de antecipação do benefício para esse grupo específico, facilitando o acesso ao valor adicional por quem recebe benefícios assistenciais.

INSS muda prazo de saque da antecipação do
benefício para este grupo. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A medida tem como objetivo aliviar os impactos financeiros provocados pela tragédia climática. A antecipação do benefício pode ser solicitada por quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), seja por idade ou deficiência. A quantia liberada será equivalente a uma mensalidade e será devolvida de forma parcelada, sem acréscimos de juros ou correção.

Quem pode solicitar a antecipação do benefício?

Cerca de 130 mil famílias gaúchas que vivem em municípios com decreto de calamidade pública estão aptas a solicitar o adiantamento. A lista das cidades elegíveis foi publicada pelo governo federal por meio da Portaria nº 1.802, de 31 de maio de 2024.

O valor liberado corresponde a uma renda mensal do beneficiário, com prazo para início do desconto de 90 dias após o saque. O pagamento será dividido em 36 parcelas fixas, sem nenhuma cobrança adicional, e será debitado diretamente dos repasses mensais do INSS.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mudanças do governo para BPC.

Como funciona o saque?

O valor da antecipação será depositado na conta em que o beneficiário já recebe seu pagamento habitual. Não há necessidade de criação de nova conta bancária. Quem for responsável legal pelo titular também poderá realizar o saque.

A solicitação é opcional, ou seja, o cidadão decide se quer ou não receber essa quantia extra. O INSS reforça que a medida funciona como um tipo de empréstimo sem juros, pensado para oferecer suporte às famílias que sofreram perdas materiais significativas durante as enchentes.

 

 

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile