Pouca gente sabe disso, mas você pode garantir sua aposentadoria mesmo sem trabalhar

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Através da contribuição à Previdência os brasileiros podem garantir sua aposentadoria. O que pouca gente sabe é que mesmo trabalhar é possível fazer as contribuições mensais. Assim, além de se aposentar, você pode ter acesso a outros benefícios da Previdência Social; veja como.

Pouca gente sabe disso, mas você pode garantir sua aposentadoria mesmo sem trabalhar
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS conta com a filiação do segurado facultativo. Apesar de ser pouco conhecida, esse tipo de contribuição também permite que o cidadão possa garantir sua aposentadoria, mesmo que não esteja trabalhando. Além disso, também ele também consegue acessar outros benefícios do INSS.

Diferente dos empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais, o segurado facultativo não é obrigado a se filiar à Previdência. No entanto, pode ter muitas vantagens se fizer essa filiação.

Quem pode ser um segurado facultativo?

De acordo com o INSS apenas algumas pessoas se enquadram nessa categoria, são eles:

Facultativo Baixa Renda

Esse modalidade é voltada às pessoas de baixa renda, que passam a contribuir com a Previdência pagando apenas 5% do salário mínimo. No entanto, apenas a pessoa que se dedica exclusivamente ao trabalho doméstico na sua residência e não tenha renda própria pode se inscrever nessa categoria.

Portanto, para se cadastrar como segurado facultativo baixa renda é necessário estar cadastrado no CadÚnico e cumprir com alguns requisitos, como:

Inclusive, é importante manter os dados do CadÚnico atualizados, pois, segundo a especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, os dados desatualizados podem te fazer perder dinheiro.

Como contribuir com a Previdência como contribuinte facultativo?

O primeiro passo é acessar o Meu INSS e assim fazer a inscrição como contribuinte facultativo. No momento da inscrição você vai precisar do número de identificação o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), o Programa de Integração Social (PIS), o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) ou o Número de Identificação Social (NIS).

Além disso, atenção aos códigos, pois eles definem o valor da contribuição que será paga:

Lembrando que o segurado facultativo não pode pagar contribuições anteriores a sua filiação. Sendo assim, apenas os meses seguintes ao cadastro serão contados.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile