17/04: “Quinta-feira Santa” é considerado um feriado oficial no calendário? Entenda

ARAGUARI, MG — A Quinta-feira Santa marca o início das celebrações mais solenes da Semana Santa, reunindo fieis em momentos de fé, reflexão e espiritualidade em todo o mundo. Para os católicos, essa data tem um profundo valor simbólico.

17/04: “Quinta-feira Santa” é considerado um feriado oficial no calendário? Entenda. Imagem: Biblioteca Católica

No Brasil, a Quinta-feira Santa é lembrada com missas especiais, encenações da Última Ceia e tradições que atravessam gerações. A data reforça o significado da fé cristã nas comunidades. Rituais como o lava-pés e o jejum se destacam nesse período, representando a humildade e o sacrifício de Cristo. A devoção popular torna esse momento ainda mais significativo.

Tudo começa no Domingo de Ramos, que recorda a entrada triunfal de Jesus em JerusalémDurante a Quinta-feira Santa, os fiéis já estão em clima de recolhimento, após atravessarem a Quaresma, um período de 40 dias iniciado na Quarta-feira de Cinzas, logo após o Carnaval. Esse ciclo é marcado por oração, jejum e penitência, em preparação para os eventos centrais da fé cristã: a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

A Quinta-feira Santa abre o Tríduo Pascal, período que antecede a celebração da Páscoa. A data é repleta de simbolismo e dá início aos rituais mais intensos da fé cristã. Durante esta data, os cristãos relembram a Última Ceia, quando Jesus partilhou o pão e o vinho com seus discípulos. Esse gesto marcou a instituição da Eucaristia. Além disso, é nesse dia que se recorda a traição de Judas, episódio que levou Jesus à prisão e deu início à sua paixão.

Quinta-feira Santa é feriado ou ponto facultativo?

A Quinta-feira Santa, celebrada no dia 17 de abril, marca o início do feriado prolongado da Semana Santa, embora seja um dia facultativo. Já a Sexta-feira Santa, no dia 18, é um feriado nacional, dedicado à reflexão sobre a paixão de Cristo.

O sábado, 19, também dia facultativo, encerrando esse período religioso, e antecedendo o domingo de Páscoa, que é feriado. Durante esses dias, a maioria das atividades profissionais e educacionais é suspensa em todo o país.

A Quinta-feira Santa é um dia facultativo, o que significa que a decisão sobre a liberação dos funcionários fica a critério do empregador ou do órgão público. Não há obrigatoriedade de interrupção das atividades. Em casos de ponto facultativo, a empresa ou instituição pode escolher se haverá ou não compensação das horas ou a suspensão das atividades, dependendo de sua política interna.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile