Bolsa Família anuncia dado SURPREENDENTE sobre os seus beneficiários; mate sua curiosidade

SALESóPOLIS, SP — Por quanto tempo é possível receber o Bolsa Família? Embora o programa não seja vitalício, um levantamento feito pelo jornal Poder 360 chamou atenção. Foi descoberto que há dentro dos benefícios quem esteja recebendo o auxílio há mais de 10 anos. 

bolsa família
Bolsa Família anuncia dado SURPREENDENTE sobre os seus beneficiários; mate sua curiosidade (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Usando em seu favor a Lei de Acesso a Informação, o Portal 360 fez um levantamento sobre o período em que uma família se mantém recebendo ajuda do governo. Foi descoberto que dos atuais 20,55 milhões de inscritos no Bolsa Família, pelo menos 7 milhões recebem o programa há mais de 10 anos. 

Isso significa que 34,1% do total de contemplados tem tido acesso ao benefício ao longo desse período. Para o jornal, os dados mostram que uma parcela da população sente dificuldade em deixar de depender do Estado

A região do país onde as pessoas estão há mais tempo recebendo o Bolsa Família é o Nordeste. Considerando quem recebe o benefício desde 2015, ou antes, o ranking é de:

Governo não limita o tempo de pagamento do Bolsa Família?

Questionado pelo Poder 360, o governo disse que não limita o tempo que os brasileiros estão recebendo o Bolsa Família.

Porém, afirmou que tem criado mecanismos para dar independência financeira para esse grupo. Por exemplo, a Regra de Proteção que não cancela o pagamento de quem consegue aumentar a sua renda para até meio salário mínimo por pessoa. 

Neste caso, a família continua recebendo o benefício por mais dois anos, mas com redução de até 50% do valor. 

“(…) processo de concessão consiste no pagamento de benefícios do programa às famílias selecionadas, de acordo com o número de pessoas na família e a existência de gestantes, nutrizes ou pessoas com idade de até 18 anos incompletos em sua composição”, afirmou o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

O que explica a dependência no Bolsa Família?

Para Pedro Ferreira de Souza, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a dependência longa pode ser explicado por pessoas que realmente têm dificuldade de conseguir uma renda própria e se manter sozinhas.

Enquanto isso, Carla Beni, professora da FGV (Fundação Getúlio Vargas), disse que o objetivo do Bolsa Família é fazer com que os filhos daqueles que recebem não precisem receber o benefício. Ou seja, quebrando o ciclo de pobreza. 

“Medidas de saída são tão relevantes quanto as de controle e fiscalização, com tecnologia, para que você pegue fraudes. O problema da fraude é que você deixa de fornecer o benefício para quem realmente precisa. Toda política pública precisa de dotação orçamentária, de planejamento, de recorte populacional e geográfico, mas ela precisa de acompanhamento e fiscalização”, afirma a pesquisadora ao Portal 360. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile